TERCEIRIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS AGRÍCOLAS: ESTUDO DE CASO NO SUDOESTE DO PARANÁ

Jean Carlos Gehlen, Marco Antonio Possenti, Roberta Turmina, Renata Aguilar Fernandes

Resumo


A terceirização de equipamentos é uma forma muito comum de tecnificação e adequação aos parâmetros exigidos pelo mercado em pequenas propriedades, principalmente nas advindas da agricultura familiar. Com este trabalho objetivou-se caracterizar terceirização de equipamentos e máquinas agrícolas em propriedades rurais de diferentes tamanhos. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada aplicada em propriedades rurais localizadas no Sudoeste do Paraná, tendo como foco as atividades desenvolvidas na propriedade, quais os equipamentos de uso terceirizado, os valores gastos com a terceirização, e se o produtor presta algum tipo de serviço terceirizado, especificamente sobre semeadoras, tratores, colhedoras e pulverizadores, além de correlaciona-los com o tamanho das propriedades. Os resultados obtidos indicam que a produção de culturas anuais é a principal atividade desenvolvida, o principal equipamento de uso terceirizado é a colhedora, os custos com terceirização são proporcionais ao tamanho da propriedade e a grande maioria das propriedades não presta serviços com seus equipamentos. O equipamento mais terceirizado é a colhedora em pequenas propriedades, embora os custos com terceirização são menores em pequenas propriedades comparados com as grandes. 


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4. ed. Paris: Edições 70, 2009. 281 p.

GIMENEZ, Leandro; MILAN, Marcos. Diagnóstico da mecanização em uma região produtora de grãos. Engenharia Agrícola, Jaboticabal - Sp, v. 27, n. 1, p.210-219, abr. 2007.

MARSCHALL, Carmem Maria Baggio. Avaliação viabilidade na manutenção de máquina colheitadeira própria e terceirização de serviço em uma propriedade rural no ano de 2010. Juína - Mt, jun. 2010.

MELO, C. O. D.; SILVA, G. H. D. Caracterização do Setor Agrícola da Região Sudoeste do Paraná. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 1, n. 6, p.255-273, abr. 2004.

OLIVEIRA, Marco Antônio. Terceirização, estruturas e processos em xeque nas empresas. 2ª ed. São Paulo: Nobel, 1994.

SANTOS, R. A. Território e modernização da agricultura no Sudoeste do Paraná. Revista Espaço Acadêmico,Maringa-pr, v. 10, n. 118, p.114-122, mar. 2011.

VIAN, C. E. D. F.; JÚNIOR, A. M. A.; BARICELO, G. L.; et al. Origens, Evolução e Tendências da Indústria de Máquinas Agrícolas. Piracicaba-sp, v. 51, n. 4, p.719-744, fev. 2014.

ZANCHET, Maria Salete. A terceirização das atividades agrícolas no sudoeste paranaense. Análise Conjuntural, Brasil, v. 2, n. 1, p.18-20, fev. 2009.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v21i1.230

Apontamentos