DIAGNÓSTICO DO ENOTURISMO NOS VALES DA UVA GOETHE – SANTA CATARINA

Douglas André Wurz, Gil Karlos Ferri, Ricardo Allebrandt, Betina Pereira de Bem, Juliana Reinehr, Adrielen Tamiris Canossa, marcus Outemane, Aike Anneliese Kretzschmar, Leo Rufato

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a situação atual do enoturismo na região dos Vales da Uva Goethe, litoral sul de Santa Catarina, a fim de definir as tendências e os entraves dessa atividade para região. O estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva, com aplicação de questionário junto as vinícolas localizadas nesta região. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro de 2017 à outubro de 2017. O enoturismo é uma realidade nos Vales da Uva Goethe, com alto potencial de crescimento e desenvolvimento. O enoturismo é uma importante atividade de crescimento para as empresas, sendo uma importante atividade na geração de receita para as empresas, tendo em vista a importância da venda direta de vinhos aos consumidores. Os principais entraves para o crescimento do enoturismo são investimentos em mão-de-obra qualificada, marketing e infraestrutura. A indicação geográfica é uma importante ferramenta de desenvolvimento e divulgação do enoturismo nos Vales da Uva Goethe.


Texto completo:

PDF

Referências


APROVALE. Associação dos produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos. Notícias. Disponível em: . Acesso em: 17 de janeiro de 2018.

BACK, A.J.; DELLA BRUNA, E.; VIEIRA, H.J. Tendências climáticas e produção de uva na região dos Vales da Uva Goethe. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.47, n.4, p.497-504, 2012.

BRUCH, K.L. Signos distintivos de origem: entre o velho e o novo mundo vitivinícola. Tese de Doutorado, PPDG/UFRGS, Porto Alegre, 2011.

CHARTERS, S.; KNIGHT, J. Who is the Wine tourist? Tourism Management, v.23, p.331-319, 2002.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOSSO, F. B. A produção de vinhos finos de altitude na região vitivinícola de São Joaquim (SC): uma alternativa para o turismo? Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria. UNIVALI. Balneário Camboriú: 2010. 206 p.

NETO, R.J.; FREIRE, P.S.; VIEIRA, A.C.P.; ZILLI, J.C. Vales da Uva Goethe: uma análise do processo de institucionalização da indicação geográfica para o desenvolvimento socioeconômico. Revista GEINTEC, v.6, n.1, p.2894-2908, 2016.

OLIVEIRA, J.S.; MARTINEZ, J.M.; SANTOS, L.R.; Enoturismo na região da Campanha Gaúcha. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, n.7, p.108-116, 2015.

PROTAS, J.F.S.; CAMARGO, U.A.; MELLO, L.M.R. A vitivinicultura brasileira: realidade e perspectivas. Bento Gonçalves: Embrapa-CNPUV, 2004, Artigos Técnicos. Disponível em: http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/artigos/ vitivinicultura/ Acesso em 17 de Janeiro de 2018.

PROTAS, J. F. da S.; CAMARGO, U. A. Vitivinicultura brasileira: panorama setorial de 2010. Brasília: SEBRAE; Bento Gonçalves: IBRAVIN / Embrapa Uva e Vinho, 2011. 110 p.

SCHLÜTER, R.G.; Turismo y patrimônio gastronomico – uma perspectiva. CIET, Buenos Aires, 2006. 191 p.

TONIETTO, J.; FALCADE, I. Vinhos regionais: regulamentação no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE VITICULTURA E ENOLOGIA, 10. p. 153-157. Anais... Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2003.

TONIETTO, J. Importância da Regionalização Vitivinícola na Produção de Vinhos de Qualidade. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE VITICULTURA E ENOLOGIA, p.1-11. Anais... Montevideo, 2011.

VALDUGA, V. Enoturismo no Vale dos Vinhedos. Jaguarão, RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2011. 182 p.

VELLOSO, C.Q. Indicação geográfica e desenvolvimento territorial sustentável: a atuação dos atores sociais nas dinâmicas de desenvolvimento territorial a partir da ligação do produto ao território (um estudo de caso em Urussanga, SC). 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, SC.

VIEIRA, A.C.P.; BRUCH, K.; FORMIGHIERI, I.; RODEGHERO, C. A indicação geográfica como instrumento para o desenvolvimento de uma região: caso da indicação de procedência do ‘Vales da Uva Goethe’ – SC. PIDCC, v.3, n.5, p. 407-425, 2014.

VIEIRA, A.C.P.; PELLIN, V. O uso do instituto das indicações geográficas como instrumento de promoção do desenvolvimento territorial rural – O caso dos Vales da Uva Goethe – Brasil – SC. In: 20o APDR Congress, p.1-20, Anais...,2014.

WÜRZ, D.A.; MARCON FILHO, J.L.; ALLEBRANDT, R.; DE BEM, B.P.; OUTEMANE, M.; KRETZSCHMAR, A.A.; RUFATO, L. Diagnóstico do Enoturismo na região dos vinhos de altitude de Santa Catarina. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, v.8, p.132-138, 2016.

WURZ, D.A.; ALLEBRANDT, R.; BEM, B.P.; REINEHR, J.; CANOSSA, A.T.; BONIN, B.F.; KRETZSCHMAR, A.A.; RUFATO, L. Caracterização do enoturismo na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, v.9, p.104-110, 2017.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v20i2.294

Apontamentos