A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA CRIAÇÃO DE CABRA LEITEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL

Haroldo Wilson Silva, Sidnei Favarin

Resumo


Objetivou-se descrever a importância econômica da criação de cabra leiteira na renda dos produtores rurais. O artigo foi elaborado sobre a forma de uma revisão bibliográfica específica sobre atividade caprina leiteira. Esta revisão traz, em síntese, alguns dados e aspectos da criação de cabra leiteira, desde a produção até a comercialização. No Brasil apresentar-se em expansão, mas, é notória a evolução dessa espécie em âmbito competitivo com fortes probabilidades para geração de renda no campo. Isso é feito, em âmbito competitivo pela oferta cada vez mais variada de produtos derivados de leite de cabra no cenário do agronegócio brasileiro. Entretanto, a comercialização é, sem dúvidas, o grande "desafio" da atividade, pois é sempre condicionado à aceitação e ao preço do produto pelo o consumidor final. Conclui-se que no cenário do agronegócio brasileiro a criação de cabra leiteira representa uma atividade econômica viável para geração de renda no campo e o desenvolvimento rural. Pôde-se perceber que o leite de cabra e seus derivados têm um significativo potencial de mercado.

Palavras-chave: caprino leiteiro1, leite de cabra2, Produção de leite3.


Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, C. H. O. Custo de Produção do Leite de Cabra na Região Sudeste do Brasil. In: Anais do II Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte I Simpósio Internacional sobre o Agronegócio da Caprinocultura Leiteira – João Pessoa – PB – Brasil, 2003.

CARDOSO, M. C. C., et al. Sistema de produção e comercialização do leite de cabra produzido no município de Currais Novos /RN. Revista Holos, Ano 26, Vol. 1, 2010.

CORDEIRO, P. R. C.; CORDEIRO, A. G. P. C. A Produção de leite de Cabra no Brasil e seu mercado. In: X Encontro de Caprinocultores do Sul de Minas e Media Mogiana Espírito Santo do Pinhal – maio 2009.

CARNACHIONE, E. et al. Manual de técnicas e práticas para a gestão econômica de pequenas e médias empresas. 2011.

DAL MONTE, H. L. B. et al. Mensuração dos custos e avaliação de rendas em sistemas de produção de leite caprino nos Cariris Paraibanos. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, n.11, p.2535-2544, 2010.

GONÇALVES, A.L.; LANA, R.P.; VIEIRA, R.A.M. et al. Avaliação de sistemas de produção de caprinos leiteiros na Região Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, n.2, p.366-376, 2008.

HOLANDA JUNIOR, E. V. et al. Custo de produção de leite de cabra na região Nordeste. In: Anais do ZOOTEC 2008. João Pessoa, PB: UFPB/ABZ, 2008.

LIMA, F. T., et al. Estudo exploratório do mercado das potencialidades de consumo do leite de cabra e seus derivados entre paulistano. Revista Informações Econômicas, v. 45, n. 3, maio/jun. 2015.

LOPES, F. C. et al. Caracterização do sistema de produção de caprinos leiteiros na microrregião de Mossoró, Rio Grande do Norte. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), Gramados-RS, 2008.

MARTINS, E. C., et al. O mercado e as potencialidades do leite de cabra na cidade de Sobral: a visão do consumidor. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Sistema de Produção. Fortaleza, 2007.

PADILHA, R. T.; MAGALHÃES, D. M. Custo de produção do leite de cabra. 2009. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2019.

PEREIRA, D. B. C. Utilização de técnicas de eletroforese em gel de poliacrilamida na identificação da adição de leite de vaca ao leite de cabra. Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos). Lavras-MG, UFLA, 2003. 136p.

RODRIGUES, M.T., et al. CAPRICORNIUS – Um sistema de informação para gestão do agronegócio da caprinocultura (NOTA TÉCNICA). Revista Brasileira de Agroinformática, v. 6, n. 2, p.55-66, 2004.

ROHENKOHL, Júlio Eduardo, et al. O agronegócio de leite ovino e caprino. Revista Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 97-114, 2011.

SAMPAIO, B. R., et al. Perspectivas para a Caprinocultura no Brasil: o Caso de Pernambuco. In: Anais do XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2006, Fortaleza.

SEBRAE AGRONEGÓCIOS. Mercado de Caprinos: produtos e serviços demandados, 2014. Disponível em: < http://www.sebraemercados.com.br/mercado-de-caprinos-produtos-e-servicos-demandados>. Acesso em: 8 abr. 2019.

SILVA, L. F. N. Perfil de produtores da associação de criadores de cabras leiteiras no Leste e agreste potiguar. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado em Produção Animal: Área de Concentração em Produção Animal) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba-RN, UFERSA, 2014. 63p.

SILVA, V. N. et al. Influência da raça, ordem e ano de parto sobre a produção de leite de caprino. Revista Acta Veterinária Brasílica, v.3, n.4, p.146-150, 2009.

SIMPLÍCIO, A. A., et al. Manejo de caprinos para produção de leite em regiões tropicais. Revista Ciência Animal, p.13-27, 2000.

SOUZA, V.; BENEVIDE, S. D. Sistema agropecuário de produção integrada da caprinocultura leiteira no bioma caatinga. Farmpoint - O ponto de encontro da cadeia de ovinos e caprinos, 13 jan. 2014. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2019.

WANDER, A. E.; MARTINS, E. C. Viabilidade econômica da caprinocultura leiteira. In: IV Semana da Caprinocultura e Ovinocultura Brasileira. Sobral: Embrapa Caprinos, 20 a 24 de setembro de 2004.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v22i1.3090

Apontamentos

  • Não há apontamentos.