AVALIAÇÃO DA ESCARIFICAÇÃO QUÍMICA, TÉRMICA E MECÂNICA EM SEMENTES DE Paspalum notatum Flugge BIÓTIPO Bagual

Evelise Ferreira da Silva, Ana Carolina Silveira da Silva, João Carlos Pinto Oliveira

Resumo


Grama forquilha (Paspalum notatum) é uma gramínea nativa do bioma Pampa, produzindo forragem de qualidade, entretando a presença de dormência em suas sementes dificulta o uso em pastagens cultivadas. A escarificação de sementes é uma alternativa para a superação de dormência, buscando-se promover a melhora de um lote. Assim objetivou-se avaliar a eficiência de diferentes tipos de escarificações em sementes de P. notatum biótipo Bagual. Empregaram-se escarificações térmicas embebendo sementes em água a 60 ºC por cinco minutos e sementes colocadas em estufa a 60 ºC por cinco minutos. Escarificação mecânica com lixa e escarificação química com imersão em ácido sulfúrico por diferentes tempos. Analisaram-se percentual de germinação, peso de mil sementes, umidade, emergência a campo e altura de plantas. A umidade das sementes variou de 7 a 17%, o peso de mil sementes descresceu conforme maior tempo de imersão em ácido.  Obtiveram-se os maiores valores de germinação nas escarificações térmicas, mecânicas e químicas nos dois menores tempos de imersão, comparado as sementes in natura. Entretanto os maiores valores na emergência foram encontrados no tratamento químico nos dois maiores tempos de imersão, e ao final de 28 dias todos tratamentos equipararam-se em altura de plantas.

Texto completo:

PDF

Referências


BALBINOT, Nair Dahmer. Variabilidade Citogenética Em Uma Coleção De Acessos De Paspalum Notatum Flügge. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

BECK, A. P. A. Produção De Sementes De Dois Ecótlpos De Paspalum Notatum Flügge Sob Diferentes Doses De Nitrogênio E Regimes De Corte. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para Análise de Sementes. Brasília: Mapa/ACS, 2009. 399p.

CORADIN, L.; SEMINSKI, A.; REIS, A. Espécies Nativas Da Flora Brasileira De Valor Econômico Atual Ou Potencial: Plantas Para O Futuro – Região Sul. Brasília: MMA, 934p., 2011.

DIAS-FILHO, M. B. Diagnóstico Das Pastagens No Brasil. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014. 36 p.

FRANKE, L. B.; NABINGER, C. – Avaliação da germinação de sementes de seis acessos de Paspalum notatum Fugge nativos do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v 18, n.1, p102-107, 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Bioma do Brasil. 2006. Disponível em:

MOTTA, Eder Alexandre Minski da. Avaliação De Caracteres Agronômicos Em Híbridos Interespecíficos Do Gênero Paspalum. Tese (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Porto Alegre, BR-RS, 2014.

PILLAR, V. D. P.; MÜLLER, S. C.; CASTILHOS, Z. M. S.; JACQUES, A. V. A. Campos Sulinos - Conservação E Uso Sustentável Da Biodiversidade. Brasília: MMA, 403 p. 2009.

SANTOS, Andreza Gonçalves dos Propagação De Axonopus Parodii, Paspalum notatum E Paspalum lepton Para Cultivo De Gramados. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Melhoramento Genético de Plantas, 2017. Departamento de Agronomia.

STEINER, Marcelo Gomes. Caracterização Agronômica, Molecular E Morfológica De Acessos De Paspalum notatum Flugge E Paspalum guenoarum Arech Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SUÑÉ, A. D.; FRANKE, L. B. SUÑÉ, A. D.; FRANKE, L. B. Metodologia De Testes De Germinação E De Vigor Para Sementes De Leguminosas E Gramíneas Nativas De Importância Para O Bioma Pampa. Tese de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia, Porto Alegre, 2006.

SUÑÉ, A. D.; FRANKE, L. B. Superação de dormência e metodologias para testes de germinação em sementes de Trifolium riograndense Burkart e Desmanthus depressus Humb. Revista Brasileira de Sementes, 28 (3): 29-36, 2006.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v23i1.3135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.