OTIMIZAÇÃO DE UM PROCESSO ADMINISTRATIVO ATRAVÉS DO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT

Enilda Trindade Borba, Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Natana Pedroso da Costa, Giovani Souza Andreoli, Cláudio Sonáglio Albano

Resumo


O presente estudo realizou-se no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, motivou-se na busca pelo que é gestão de processos, pelo que efetivamente é necessário para torna-la uma realidade e em como melhorar a performance dos processos administrativos através do BPM. Seu objetivo geral é possibilitar a otimização de um processo administrativo de uma universidade pública. Para tal foi preciso identificar o estado atual do processo em questão, identificar possíveis melhorias para o mesmo, propor um modelo do estado futuro para o processo a ser otimizado e estabelecer um plano de ação para implementar a melhoria. Trata-se de um estudo de caso, que pode ser classificado como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, que utilizou métodos como a pesquisa documental e entrevistas não estruturadas. Como procedimentos metodológicos atenderam-se às três primeiras etapas do ciclo BPM, que consistem no planejamento, na análise e no desenho do processo estudado. O método mostrou-se bastante eficaz, já que possibilitou que o mapeamento fosse realizado com sucesso. Acredita-se que a principal contribuição deste trabalho tenha sido a descrição e documentação das etapas necessárias à organização e realização de um evento no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa.


Palavras-chave


BPM, Gestão de organizações públicas, Gestão por processos

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