PROPOSTA DE UM JOGO SÉRIO E DESPLUGADO PARA O ENSINO DE ALGORITMOS

Ederson Bastiani, Laura Majolo Roman, Victoria Botelho

Resumo


Algoritmos é considerada uma disciplina base em cursos de informática porém, a maioria dos alunos apresenta grandes dificuldades na disciplina, o que causa altos índices de reprovações e, consequentemente, evasão nos cursos de informática. Diante disso, os Jogos Sérios têm se apresentado como uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina pois tratam-se de jogos que conciliam a educação com o entretenimento dos jogos. Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre a disciplina de algoritmos, suas dificuldades e sobre os jogos sérios. Também foi aplicado um questionário à turma de algoritmos de um curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet de uma instituição pública de ensino para identificar suas dificuldades na matéria e foram analisados dados de aprovações e reprovações de turmas anteriores deste curso. Por último, foi feita a proposta de um jogo sério desplugado como ferramenta de apoio à aprendizagem de algoritmos, a fim de diminuir as dificuldades na matéria, desenvolver habilidades da área de computação, motivar alunos e despertar seu interesse pela área.


Palavras-chave


Algoritmos; Jogos sérios

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/ccei-v24i39.2741

Apontamentos

  • Não há apontamentos.