PRINCÍPIOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR EM SOFTWARES DE GESTÃO RURAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MELHORAMENTO GENÉTICO

Ezequiel Luís Vidal, Sandro da Silva Camargo, Fernando Flores Cardoso

Resumo


Uma prática importante em programas de melhoramento genético de bovinos é a seleção de acasalamentos. Neste sentido, lidar com a grande quantidade de animais simultaneamente envolvidos em um processo de definição de acasalamentos é um desafio em termos de complexidade da interface. No âmbito do programa PampaPlus, foi desenvolvida uma solução de recomendação de acasalamentos, baseada em inteligência artificial, que ainda não possui uma interface para permitir que pesquisadores e produtores refinem os acasalamentos com base nas recomendações. Assim, o objetivo deste trabalho foi de iniciar o processo de desenvolvimento de uma interface que seja intuitiva e amigável para utilização por parte dos usuários. Para atingir este objetivo, foi iniciado o desenvolvimento da interface pela atividade de definição de requisitos apoiada na confecção de protótipos de tela observando princípios de Interação Humano-computador. Os resultados apresentam os requisitos que foram elicitados junto aos usuários do sistema, bem como os protótipos de tela confeccionados de acordo com os princípios de interação revisados.


Palavras-chave


Interface Homem-computador; Análise de requisitos; Prototipagem; Pecuária de precisão

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, S.; SILVA, B. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2010.

BIAS, R. G.; MAYHEW, D. J. Cost-justifying usability: An update for the Internet age. San Francisco CA: Elsevier, 2005.

CARDOSO, F. F.; LOPA, T. M. B. P. PampaPlus: Avaliação Genética Hereford e Braford. Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2016.

FONTOURA, D. de C. N. da. Uma solução de recomendações de acasalamentos baseada em algoritmos genéticos. 2019. 97 p. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Federal do Pampa, Bagé.

HEWETT, T. T. et al. ACM SIGCHI curricula for human-computer interaction. Nova York: Association for Computing Machinery, 1992.

NORMAN, D. The psychology of everyday things. New York: Basic Books, 1988.

NORMAN, D. The design of everyday things: revised and expanded edition. New York: Basic books, 2013.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ROSA, A. do N.; MARTINS, E. N.; MENEZES, G. R. de O.; SILVA, L. O. C. da. Melhoramento genético aplicado em gado de corte: Programa Geneplus-Embrapa. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2013a.

ROSA, A. do N.; MENEZES, G. R. de O.; EGITO, A. A. do. Recursos genéticos e estratégias de melhoramento. In: ROSA, A. do N.; MARTINS. E. N.; MENEZES, G. R. de O.; SILVA, L. O. C. da. (Ed.). Melhoramento genético aplicado em gado de corte: Programa Geneplus-Embrapa. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2013b, p. 11–26.

SCHIMIGUEL, Juliano et al. Técnicas para requisitos funcionais de Interfaces Homem Computador com recursos em elicitação. Research, Society and Development, v. 6, n. 1, p. 47-63, 2017.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

VIDAL, E. L. Otimização da Seleção de Acasalamentos para Melhoramento Genético Animal. 2021. 131 p. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Federal do Pampa, Bagé.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.