EXPLORANDO O CONSUMISMO JUVENIL: IMPULSIVIDADE, STATUS E INFLUÊNCIA SOCIAL

Wanesha Nunes dos Santos Silva, Samia Mercado Alvarenga, Ana Carolina Constante Costa

Resumo


Resumo: O consumo é uma atividade comum e necessária, entretanto o consumismo está atrelado ao comportamento de consumo excessivo. Com relação aos jovens, esse consumo excessivo se dá por questões de impulso ou até mesmo por status. Muitas vezes motivado pela aspiração de se adequar aos padrões da sociedade ou até mesmo de pertencer a um grupo social especifico. O objetivo desse estudo foi investigar o comportamento de consumo dos adolescentes de uma instituição de ensino localizada no extremo da zona sul de São Paulo. Esse estudo é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. O procedimento técnico para obtenção de dados compreende uma pesquisa de campo com coleta de dados primários mediante aplicação de um questionário a uma amostra de alunos. Os resultados desse estudo, possibilitou esclarecer o perfil de compra desses adolescentes, ao qual possuem carência quanto a recursos financeiros, mas que mesmo assim, apesar de não utilizarem cartão de crédito e de alegarem que se tivessem mais dinheiro gastaria igual, os mesmos declaram que se sentiriam mais felizes se pudessem comprar mais coisas e que se sentem incomodados por não poderem comprar tudo o que querem. Espera-se que os resultados subsidiem a tomada de decisão da instituição quanto a educação financeira desses alunos, bem como a tomada de decisão de empreendedores e gestores que tenham esse público como alvo de seus produtos.

 


Palavras-chave


consumo; consumismo; gestão de negócios; jovem

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