Interdisciplinaridade Na Educação Básica: interações discentes-docentes na rede social

Everton Bedin, José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo, recorte de uma tese, traz à tona resultados de uma investigação crítica-reflexiva, realizada no viés das redes sociais com o intuito investigar e refletir de que maneira o uso das TICs, como mecanismo de proliferação de ideias e emersão da interdisciplinaridade, pode auxiliar na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Fez-se referente a uma pesquisa exploratória de cunho quali-quantitativo via uso de grupo fechado no Facebook via interações discentes-docentes. Verificou-se, por meio das interações, que os sujeitos compreendem a necessidade do uso das tecnologias para a qualificação do trabalho docente e a emersão da interdisciplinaridade à luz da politecnia. Não obstante, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo dos professores em trabalhar ativamente e criticamente na teia das tecnologias. Assim, é sagaz pensar em competências e habilidades para se desenvolver atividades de cunho tecnológico nas escolas públicas em prol da promoção da interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento.

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