Um Estudo Sobre Valor Utilizando o Busines Model Canvas

Bruno Vicelli, Cristiano Tolfo

Resumo


A competitividade das organizações normalmente está associada à capacidade de criação de valor, neste sentido, alternativas que visam à proposição de valor tem sido foco de atenção tanto no meio acadêmico como no âmbito empresarial. Bussiness Model Canvas tem sido apresentado como uma alternativa para a definição de proposta de valor em organizações com diferentes modelos de negócio. Diante disso, este artigo apresenta um estudo sobre proposição de valor utilizando o Business Model Canvas. Para atender este objetivo em uma abordagem teórica foi analisado o conceito de criação de valor e de modelo de negócios, complementado por uma pesquisa sobre o Business Model Canvas dando ênfase na perspectiva da proposição de valor. No mesmo estudo, em uma abordagem prática, o Business Model Canvas foi aplicado em um estudo de caso para verificar a proposição de valor de uma empresa júnior de engenharia de software. Como resultado obtido verificou-se a aplicabilidade do Canvas como uma ferramenta para auxiliar as organizações na proposição de valor diante diversidade que envolve o conceito de valor e a necessidade de contextualizar este conceito para cada segmento e realidade de mercado. 

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