PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ALEGRETE: ANÁLISE DO PESO E TRANSPORTE DAS MOCHILAS ESCOLARES DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO PRINCESA ISABEL

FERNANDA NUNES PEDROSO, CLAÚDIO ROBERTO ZACARIAS CEOLIN, RODRIGO DE AZAMBUJA GUTERRES

Resumo


O índice de problemas posturais geralmente é mais diagnosticado na fase adulta, porém crianças e jovens na idade escolar também se tornam alvos por hábitos relacionados no cotidiano escolar, ainda mais relacionado à sobrecarga dos materiais escolares. Através deste trabalho temos como objetivo de analisar o peso das mochilas dos escolares de acordo com os limites de carga em relação ao peso corporal e o modo de transporte dos materiais dos alunos do 5º ano da Escola Municipal De Ensino Básico Princesa Isabel. O trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa de campo, onde foi aferido o peso da mochila, o peso corporal e através de uma entrevista sobre o modo de transporte dos materiais, somente de um dia da semana. Foi utilizada como instrumento uma balança antropométrica. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idades entre 10 à 12 anos da turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Básico Princesa Isabel participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência Subprojeto Educação Física Alegrete/RS, tal forma que os dados coletados foram analisados de acordo com a literatura. A partir dos dados obtidos na avaliação observa-se que 76,92% dos alunos estão adequados, ou seja, o peso dos materiais está abaixo de 10% em relação ao peso corporal, conforme diz a literatura. Porém a carga analisada não é a mesma durante toda a semana, pois de acordo com a professora da turma, os livros ficam guardados na escola e foi realizado um calendário semanal das disciplinas para que tragam somente os cadernos necessários para cada dia da semana, sendo assim o peso varia. Ao analisar as mochilas todas são de duas alças com fixação dorsal, deste modo, em relação ao modo de transporte das mochilas dos entrevistados 61,54% carregam de forma correta e 38,46% carregam a mochila de duas alças somente sobre o ombro direito. Portanto, conclui-se que a maioria dos alunos está carregando o peso adequado em relação ao seu peso corporal, porém a forma incorreta de transportar os materiais implica no surgimento de problemas posturais que pode ser manifestado a curto ou longo prazo. A escola ameniza a carga das mochilas fazendo os alunos deixarem seus livros, mas não são orientados sobre o modo de manusear corretamente a mochila. E como estratégia de prevenção a forma mais eficiente de resolver os futuros problemas deve-se ter conscientização dos professores, funcionários, pais e alunos com palestras educativas preventivas sobre o transporte e carga dos materiais escolares corretamente.

Palavras-chave


Sobrecarga de materiais; Problemas posturais; PIBID.

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