DESENVOLVENDO UM APLICATIVO INFORMATIVO PARA O CONGREGA 2017

Mateus SOARES MOREIRA, Denizar Souza, Fabio Paz, Clarisse Ismério

Resumo


O desenvolvimento de aplicativos móveis torna-se cada vez mais comum por vários fatores, à popularização de smartphones em todo o mundo, a mobilidade e o acesso mais fácil à informação são apenas alguns dos fatores que contribuem para esse aumento. Nesse contexto, eventos científicos também exigem uma divulgação de suas informações de uma maneira fácil e rápida. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo mobile para o CONGREGA Urcamp 2017. Para a realização deste projeto utilizou-se livros, artigos e materiais disponíveis da internet como vídeo aulas e a metodologia de desenvolvimento de software foi a prototipação. Foi desenvolvido um protótipo de um aplicativo móvel para facilitar o acesso a diferentes notícias e os principais acontecimentos do evento CONGREGA Urcamp 2017, Utilizou se o Google App Inventor para o desenvolvimento do protótipo, que é uma ferramenta web para a criação de aplicativos sem a necessidade de programar, o App Inventor é uma ferramenta desenvolvida pelo Google e mantida atualmente pelo Massachusetts Institute of Technology(MIT). O protótipo permitiu validar algumas informações com usuários de eventos anteriores, os quais sinalizaram melhorias a serem feitas. Logo após os testes partiu-se para a criação da aplicação definitiva, o qual foi optou-se pela plataforma Android por serem utilizados pela maioria dos aparelhos do mercado, permitindo assim atingir um número maior de usuários. O desenvolvimento foi realizado na IDE (Integrated Development Environment) do AndroidStudio que o Google disponibilizou oficialmente no final de 2014, que contém tudo o que é necessário para o desenvolvimento de app's . O Android Studio conta com uma IDE baseada no Intellij IDEA e utiliza linguagem JAVA que é a linguagem nativa da plataforma Android utilizando o seu pacote de desenvolvimento SDK(Software Development Kit) que reúne as ferramentas necessárias para compilar e emular as aplicações. Assim conclui se que com o aplicativo permitiu aos usuários um acesso muito mais rápido e facilitado de toda a informação gerada para os participantes do evento, não precisando estar continuamente conectado a internet.


Palavras-chave


informação; android; aplicativo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.