PIBID - O USO DE JORNAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ABORDAGEM DE QUÍMICA E FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

DAIANE FARIAS FARIAS FREITAS, LUCIELE GOULART GOULART DE OLIVEIRA MEDINA, PAULO ROBERTO SOARES SOARES NUNES, JEFERSON VIDART VIDART RAMOS, ANA STEFANI STEFANI LEÃO

Resumo


A aplicação de métodos alternativos visando o ensino de conteúdos de Química e Física vistos pelos alunos como mais complicados, pode auxiliar o professor no processo de aprendizagem. Quando há a interação direta dos educandos e ele deixa de ser apenas o observador e passa a ser o dono da construção de seu conhecimento, as dificuldades presentes anteriormente são sobrepostas pela sua participação. Esse trabalho teve como objetivo a experimentação do uso de jornais como divulgadores de conteúdos no ensino de Química e Física e como ferramenta de apoio da aprendizagem. O uso deste tipo de material amplia significativamente o universo dos alunos, além de induzi-lo ao desejo de leitura e torna a sala de aula mais interessante. Os jornais apresentam-se como uma fonte respeitada de pesquisa e obtenção de informação do que acontece em âmbito mundial, nacional ou até mesmo local. Desenvolvemos neste trabalho a analise dos interesses de classes e grupos de alunos do nono ano do ensino fundamental, os formandos das turmas 90 e 91 da Escola de Ensino fundamental Dr. João Severiano da Fonseca, localizada na Rua Nice Nocchi, nº398 no Bairro Castro Alves, Bagé-RS. Ao realizarmos uma investigação interpretativa, sobre o conteúdo aplicado em sala de aula buscamos analisar o interesse dos alunos na disciplina de Física e Química, assuntos modelos atômicos, radioatividade dos átomos e semelhanças atômicas. Foi pedido aos alunos um resumo de cada assunto e logo após foi editado no programa Microsoft Office Publisher 2013, onde foi definido o template onde se definiu a identidade visual, tipo de letra para o título, subtítulo e legendas, o uso de cores, tipo de seções que apareceram e a definição de colunas como editorial, artigo, entrevista, legenda, manchete, notícia, pauta e reportagem.   Cada turma foi dividida em três grupos no qual editaram os assuntos estudados no referido programa. A organização do jornal em modelos pré-definidos foi realizada pelos estudantes que se empenharam em pesquisar sobre os tópicos propostos, estruturar os conteúdos no programa e fazer as correções necessárias no texto.  Observou-se grande interesse das turmas, e o método aplicado deu um resultado plausível demonstrando eficiência no qual os alunos fixam a notícia pois a escrita jornalística traz uma linguagem direta, além de contribuir para a boa escrita da língua portuguesa com tempos verbais corretos. Este trabalho ajuda o aluno a desenvolver a autonomia, e despertando o interesse para a leitura como jornais, periódicos e livros.


Palavras-chave


divulgação científica; átomo; notícia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.