A IMPORTÂNCIA DO TEATRO COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO SOCIAL: REINVENTANDO CIDADÃOS

ANGELITA DE FÁTIMA RODRIGUES RODRIGUES, Carmén Barros, Fabiano Gonçalves, Lidiene Martins, Suélen Moreira

Resumo


Introdução: Gradativamente as sociedades vêm divulgando, discutindo, defendendo e criando leis para a inclusão como direito de todos em relação aos diversos espaços sociais. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem corporal, promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. Torna-se pertinente, portanto, a discussão sobre a importância do teatro na educação, como ferramenta de inclusão social, colocando-o como campo de possibilidades e integração. Objetivo: Discutir a importância do Teatro como ferramenta para a inclusão social na educação.Metodologia: A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica, teve como etapas a leitura exploratória e a leitura seletiva, evidenciando-se os principais aspectos abordados sobre o tema. Para tanto, estudou-se referenciais teóricos sobre o teatro, pedagogia do teatro e inclusão escolar, como e porquê fazer. Resultados: o teatro na escola como ferramenta de inclusão, não tem como objetivo a formação de atores, mas oferecer experiências teatrais que podem proporcionar ao aluno experimentar situações de cunho ético, do campo do sensível humano, do pensar; do olhar, do sentir. Ele pode possibilitar que através da prática de construção e representação, os sujeitos possam confrontar seu mundo com o mundo que o cerca, usando a prática teatral como campo de indagação coletiva, como potência de autotransformação,transformação social e consequentemente, inclusão.Considerações finais: Pode-se considerar com esta pesquisa, que o uso do teatro como ferramenta na educação, pode ser provocador de mudanças que podem ir além da questão da aprendizagem. Entre as infinitas possibilidades de criação e expressão, a linguagem teatral apresenta-se de forma integrada com as demais linguagens, pois no desenvolvimento de suas habilidades, o ser humano utiliza o que ele tem de mais presente, o corpo. Não apenas um corpo que se manifesta no espaço e sim um corpo que revela inúmeras possibilidades de expressão e sentidos, um corpo sensível. Facilitando assim ao indivíduo que ao se comunicar por meio deste, torna então suas limitações em possibilidades, pleno exercício do individual ao coletivo favorecendo a inclusão social. 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação, teatro, Inclusão social

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.