PIBID: TESTE DIAGNÓSTICO COMO FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

JULIANA VAZ PAIVA, VIVIANE KANITZ GENTIL

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar atividades realizadas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia da URCAMP, em escola municipal na cidade de Bagé – RS e descreve-se a elaboração e o desenvolvimento de teste diagnóstico baseado na teoria da psicogênese da língua escrita, de Ana Teberosky e Emília Ferreiro (1986). A presente atividade destaca aspectos das práticas da alfabetização, a importância do diagnóstico do nível alfabético do aluno, assim como a realização das atividades adequadas para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento dos alunos envolvidos. Claramente o PIBID oportuniza importante experiência às bolsistas e aos alunos participantes do projeto, pois propicia o aprendizado de ambas as partes, fato que é identificado ao longo das atividades desenvolvidas e os resultados dos testes realizados.

Palavras-chave


Alfabetização; Teste diagnóstico; PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.