ENSINO SUPERIOR: VÍDEOS DE ANIMAÇÕES EM BIOLOGIA MOLECULAR

Cecília Silveira Dachery, Vera Lucia Bobrowski, Beatriz Helena Gomes Rocha

Resumo


Introdução: A disciplina de Biologia Molecular do Curso de Agronomia da UFPel aborda temas relativos à ação e função dos ácidos desoxirribonucleico (DNA) e ribonucleico (RNA) e suas relações com a prática agronômica, sendo os seus principais enfoques: replicação, transcrição e tradução do DNA para a síntese proteica; mutações gênicas: suas modalidades e consequências; mecanismos de reparo do DNA e seus efeitos; regulação da expressão gênica em procariotos e eucariotos. Todos os processos tratados são muito abstratos, causando dificuldades no processo de ensino e aprendizagem havendo, portanto, a necessidade do emprego de metodologias que auxiliem a compreensão dos mesmos. Tradicionalmente, esses processos estão ancorados nas linguagens verbais e escritas, contudo, recursos tecnológicos, como vídeos de animações, podem tornar o ensino formal compatível com um mundo interativo e dinâmico próprio da faixa etária dos universitários. Para lidar com essa ideia de vídeos é preciso usar senso crítico para discernir quais ferramentas permitem a real aprendizagem, daquelas que apenas mascaram aulas conteudistas. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização de vídeos de animações como recursos facilitadores do ensino e da aprendizagem de Biologia Molecular. Metodologia: Os vídeos de animações selecionados pelas docentes da disciplina foram apresentados após as explanações teóricas relativas às temáticas abordadas. Para avaliar a efetividade do uso desse recurso foi aplicado um questionário semiestruturado com 10 questões fechadas e uma aberta, a um grupo de 88 alunos regularmente matriculados no referido componente curricular obrigatório, no final do semestre letivo 2017/1. As questões enfocaram principalmente a qualidade e a clareza das animações usadas em sala de aula, suas contribuições na aprendizagem, o momento adequado para utilização, bem como para quais conteúdos foram mais necessárias para a compreensão. Resultados: Após avaliação dos dados coletados, a qualidade do material audiovisual apresentado foi considerada boa e as explicações compreensíveis pelos acadêmicos. Sobre o aprendizado, os participantes mencionaram que a metodologia contribuiu para o aumento da motivação, da atenção e da participação ao longo da disciplina. Quando questionados a respeito da importância do uso de mídias no ensino, cerca de 60% relatou que a compreensão dos conteúdos ficou facilitada com a combinação da explanação teórica e das animações, independentemente do exemplo biológico explorado. Conclusão: Para o ensino de Biologia Molecular, é imprescindível o uso de recursos audiovisuais, pois os conteúdos abordados são processos mecânicos, intracelulares e abstratos. Entendemos, portanto, que o professor deve buscar ferramentas facilitadoras da aprendizagem, de modo a instigar os alunos a uma participação mais ativa, e estar aberto ao uso de novas metodologias e instrumentalizações, pois através de imagens e movimentos os sentidos são aguçados e a relação com os conteúdos abordados ocorre de maneira diferenciada.


Palavras-chave


recursos educativos digitais; ensino; aprendizagem.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.