A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO SOBRE AS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DA QUITINA NO MEIO AMBIENTE

PAULA CEOLIN LAUAR, Lucas Valério Gonsalves, Filipe Bálsamo Torbes Idalgo, Maria Eduarda Rivero Costa, Tamyris Ramos dos Santos, Camila Litchina Brasil

Resumo


Introdução: A quitina é um polissacarídeo abundante na natureza encontrada em exoesqueletos de insetos, crustáceos e na parede celular de fungos. Pode ser obtida em laboratório a partir do exoesqueleto de artrópodes. Este polissacarídeo é considerado matéria-prima biodegradável e renovável e também como um composto de futuro promissor pelos cientistas que buscam tornar possível a substituição de polímeros sintéticos. O uso da quitina é capaz de reduzir significativamente os impactos ambientais e, ainda, de forma economicamente viável. A compreensão dos estudantes sobre o meio ambiente e suas transformações influencia na preservação do planeta e na busca de uma sociedade mais sustentável. Nos dias atuais, as informações em rede se propagam com uma rápida velocidade, o que pode trazer impactos à escola, principalmente no ensino de ciências, o qual está em constante construção e possui a necessidade de informações relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico que podem ser problematizados para propiciar aos alunos a formação de opiniões concisas. Objetivo: Nesta perspectiva, o trabalho proposto possui como objetivo verificar o conhecimento dos estudantes sobre a quitina e seus possíveis usos bem como sua relevância ambiental. Metodologia: A pesquisa foi realizada utilizando uma análise quantitativa a partir da aplicação de um questionário contendo cinco questões de múltipla escolha com escala Likert de três níveis. Os dados foram colhidos em uma escola da rede pública de ensino técnico do município de Bagé, RS. Resultados: O questionário foi aplicado para um total de 30 alunos, com uma média de 16 anos de idade. Do total da amostra, 70% dos estudantes não apresentam conhecimento sobre a quitina e cerca de 73% possuem interesse em questões ambientais. A maioria dos alunos respondeu que nunca leu e/ou ouviu falar sobre a quitina e apenas 17% deles pensaram em alguma matéria-prima que possa substituir o uso atual do petróleo na produção de plástico, por exemplo. Considerações finais: Por meio da investigação das concepções prévias dos alunos do presente trabalho verificou-se que os estudantes ainda não apresentam conhecimento sobre as propriedades e possíveis aplicações da quitina. Assim, como alternativa para contribuir na mudança deste cenário, o professor como mediador pedagógico, precisa explorar a abordagem ambiental nos componentes curriculares, pois pode contribuir na formação de cidadãos capazes de interpretar as implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e, na tomada de decisões para o bem comum.

Palavras-chave


Polissacarídeo; meio ambiente; ensino de ciências.

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