A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS PARA CURSOS UNIVERSITÁRIOS PRESENCIAIS: RELATO DA EXPERIÊNCIA NA URCAMP, CAMPUS DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO/RS

CAROLINA OSORIO CASAL, Rosemery Dias G. da Silva, Debora Adriane Bonadiman Villamour

Resumo


Introdução: A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e está representada através do uso de computadores, notebooks, celulares, entre outros. Na educação não é diferente. Percebe-se que o uso dos recursos digitais, como as plataformas de aprendizagens, está se apresentando como metodologias concretas e diferenciadas: as chamadas metodologias ativas. Entre as metodologias ativas destaca-se o ensino híbrido que busca unir o método tradicional -presencial, em sala de aula com a presença e mediação do professor -  com o aprendizado on- line, que utiliza as tecnologias digitais. Objetivos: O objetivo desta pesquisa foi de demonstrar como o uso de plataformas educativas auxilia o processo de ensino-aprendizagem nos cursos universitários presenciais, de forma eficiente. Diante desse contexto levantou-se a seguinte inquietação: A utilização de plataformas digitais no processo de ensino-aprendizagem na graduação presencial produz bons resultados? Metodologia: Quanto à forma de abordagem, foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como procedimento de coleta de dados, um teste aplicado. Obteve-se dados coletados a partir de uma turma de alunos, da URCAMP no Campus de Sant’Ana do Livramento, na disciplina de Gestão Pública-turma agrupada com discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.  Para o diagnóstico, uma turma foi dividida em dois grupos com igual número de componentes: uma parte realizou um exercício objetivo, com questões fechadas, sobre “Receitas e Despesas” depois de ter acessado ao conteúdo disponibilizado pela professora, na plataforma SAGA; a outra metade realizou o mesmo exercício complementando informações pelos seus próprios meios, sem acesso à plataforma recomendada pela professora. Resultados: Participaram da pesquisa 16 alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da URCAMP, no mês de setembro de 2017, na cidade de Sant’Ana do Livramento/RS. O grupo foi dividido em dois grupos de 8 alunos. Em primeiro lugar, do grupo de alunos que realizou o exercício com o conteúdo disponibilizado na plataforma SAGA, 87,5% acertou todas as questões.  Já, com respeito ao grupo de estudantes que realizou o exercício procurando conteúdos em outros sites ou livros, sem a ajuda da plataforma SAGA, somente 50% acertou todas as questões. Conclusão: Assim, conclui-se que o acesso às plataformas educativas, apresentadas em sala de aula, como ferramenta complementar de conteúdos, subsidia os estudantes na realização de suas tarefas de forma efetiva, com conteúdos dinâmicos, facilitadores e contributivos. Entende-se que, com a utilização desta ferramenta de estudo, o acadêmico economizará tempo, tendo o conteúdo adequado num ambiente seguro, não precisando utilizar-se de lugares incertos, na busca de conteúdos e/ou informações que não são confiáveis ou que não permitam responder de forma acertada às atividades propostas. Um ensino presencial que busca apoio nas plataformas digitais, oportunizando, concomitantemente, dois modelos de ensino: o on-line e o presencial propiciará aos estudantes uma ampla gama de benefícios e potencializará o desempenho acadêmico de alunos e professores.


Palavras-chave


plataformas educativas; cursos universitários; ensino híbrido.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.