AGREGANDO EXPERIÊNCIAS DOCENTES ATRAVÉS DO PIBID: RELATO DE PIBIDIANOS DA E.M.E.F. TÉO VAZ OBINO

Héctor Ferreira Chagas, Lucas Fernandes Loguercio, Murilo Moreira Oliveira, Candida Ronita Fagundes, Carla Rosane da Silva Corrêa, Luciene Maria Soares Resing

Resumo


Introdução: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um meio de conhecimento e vivências para futuros professores, já que tem em vista antecipar a relação entre os futuros professores e a escola. Objetivo: relatar a troca de experiência entre a faculdade e a escola através do PIBID. Em tempos em que o incentivo à docência, bem como a atuação docente são precários em nosso país, temos consciência de que alguns aspectos deixam marcas e rupturas nas escolas brasileiras, como a falta de formação adequada de professores, falta de material didático – para nós, educadores físicos, o espaço adequado – e falta de interesse dos docentes e da comunidade escolar com a evolução de aprendizados, o que acaba por refletir, infelizmente, na evasão escolar de alunos, diminuindo o número de educandos do país. Com base no objetivo do programa, nós, pibidianos frequentes da escola Téo Vaz Obino, consideramos que todas as experiências adquiridas no âmbito escolar são de extrema importância para nossa formação docente, fazendo-nos aproximar de experiências ímpares de docência, à comunidade que constrói o ambiente escolar e, principalmente, fazendo-nos ter certeza do que estávamos praticando, dos profissionais que estamos nos tornando e de que realmente gostamos de estar próximos à escola exercendo nosso trabalho. Tivemos a oportunidade de buscar por maiores conhecimentos sobre a prática do professor de educação física nos dias atuais, desde o processo de ensino-aprendizagem dos alunos até as inúmeras eventualidades ocorridas na escola, caracterizando as experiências. É importante ressaltar o fato de também fornecermos conhecimento uns aos outros, ou seja, a troca de experiências é algo presente em nossa rotina de trabalho na escola, entre nós colegas pibidianos, incluindo a professora supervisora. Muitas vezes, no decorrer das aulas, acontecem situações imprevisíveis que geram dúvidas em nós professores, como por exemplo, em relação às regras de determinada modalidade, postura frente a um acontecimento, entre outros casos. Perante a estas situações, procuramos nos ajudar para que as dificuldades sejam superadas, tanto no momento da aula quanto no término da mesma, em forma de feedback. Conclusão: Portanto, o PIBID nos proporciona muito aprendizado, a fim de nos preparar para a vida profissional. Para nós, o programa agrega ainda mais conhecimento em nossa área de trabalho, contribuindo para que possamos nos tornar professores qualificados, fazendo com que a disciplina de educação física seja mais valorizada por todos.

 


Palavras-chave


PIBID, docência e experiência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.