A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA AS TURMAS DE 3ºANO DO ENSINO MÉDIO.

LETICIA CIMIRRO BORGES, ANA CLAUDIA CALDEIRA COUTO, Ana Lúcia Stefani Leão

Resumo


Aulas práticas é uma relevante ferramenta no processo de aprendizagem dos educando para compreender a teoria. Em geral, os alunos possuem grande dificuldade para entender o conteúdo de Biologia, a partir disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, no qual não constituem mera confirmação dos fenômenos ensinados na teoria, mas desafiam o aluno a relacionar informações. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de um laboratório dentro do ambiente escolar e demonstrar como o mesmo, de fato, ajuda na aprendizagem dos alunos, também registrando a importância do uso do laboratório para aulas de reforço na preparação  de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas da cidade de Bagé para  o ENEM. No decorrer do ano, através de agendamento, recebe-se alunos de turmas do Ensino Fundamental e Médio nos laboratórios de Biologia da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), para terem  aulas relacionadas aos conteúdos que estavam aprendendo em sala de aula, destacando a importância de experimentos práticos dentro do laboratório para melhor absorção e entendimento dos conteúdos através das  mediações do professor  instigando-os a pensarem sobre os fenômenos observados, orientando-os nas observações, análises e conclusões. Esta ação faz parte de um projeto que está na sua nona edição, “LABORATÓRIO DE BIOLOGIA ABRINDO PORTAS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR”, mas o mês de novembro fica reservado para turmas que irão prestar prova do ENEM, com o intuito de ajudar na compreensão dos conteúdos que caem na prova. Após estas visitas, observou-se um aumento de interesse dos alunos para a área de ciências e biologia, aguçando e despertando a criatividade voltada para o laboratório, onde os mesmos puderam sentir o que haviam aprendido na teoria e, colocando em prática o conhecimento que adquiriram no decorrer das aulas. Conclui-se que houve um melhor aprendizado dos alunos após comparecerem à estas aulas práticas, florescendo um maior interesse dos mesmos relacionados à essa área, despertando um desejo de aprender e dominar os conteúdos. Professores reconhecem a relevância do uso de laboratórios para o ensino de biologia e também acreditam que a revisão de conteúdos através da prática se torna mais agradável e o aprendizado mais consistente e melhor aceito pelos alunos.

Palavras-chave


aprendizado; teoria; aulas práticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.