A CAMINHADA ACADÊMICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)

Cândida Ronita Fagundes, Carla Rosane Correa, Camila Fagundes Machado, Héctor Ferreira Chagas, Luciene Maria Soares Resing, Murilo Moreira de Oliveira

Resumo


Introdução: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto federal vinculado a Universidade da Região da Campanha-URCAMP e oportuniza aos acadêmicos de diversos cursos o exercício da docência em escolas durante o curso de graduação. Este programa tem por objetivo valorizar o futuro docente durante a formação universitária bem como aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica e melhorar de modo geral a educação pública brasileira. O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica. Objetivo: Pretendemos com este trabalho relatar uma experiência acadêmica de docência em uma escola da rede pública através das aulas de Educação Física escolar. Metodologia: Este é um relato de experiência, que procura descrever a importância do PIBID na formação docente de alunos do curso de Licenciatura em Educação Física durante a participação no mesmo. Resultados: A partir do PIBID, foi possível enquanto futuros professores, tornarmo-nos mais autônomos e confiantes de nossa prática. Aprendemos a selecionar as abordagens utilizadas nas aulas de Educação Física, onde destacamos a abordagem construtivista, capaz de colocar nosso aluno como sujeito ativo de sua aprendizagem, facilitando assim a participação desse nas atividades e jogos propostos. Aprendemos a compreender a importância de toda a comunidade escolar (Professores, Equipe diretiva, familiares e outros) dentro do espaço escolar como colabores de um processo de crescimento estudantil. Reconhecemos a importância do estímulo ao fortalecimento da relação professor-aluno e de se trabalhar a motivação durante todos os momentos das aulas de Educação Física. Conclusão: Acreditamos que programas como o PIBID são de extrema valia durante o curso da faculdade, sobretudo quando se fala em Licenciatura. Afinal, este tipo de programa oferece a oportunidade de exercitar durante a graduação a ação docente confrontando em tempo real a teoria e a prática discutidas em sala de aula. 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação Física escolar, Abordagem Construtivista e Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.