PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ALEGRETE: IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSCA NO DESENVOLVIMENTO DE ESCOLARES

MATHEUS ARAUJO BORTOLIN, Carlos Augusto Dorneles, Jacqueline Zacarias da Silveira, Rodrigo de Azambuja Guterres

Resumo


Na atualidade, as crianças estão cada vez mais sedentárias e uma destas causas é o acesso facilitado à tecnologia que ocupa tempo e espaço destinado as brincadeiras e jogos pertinentes ao período da infância e, que, além de salutares ao desenvolvimento infantil estimulam o movimento do corpo, o que é imprescindível para a construção das aprendizagens. Estudos ao longo destes últimos anos demonstram que diminuiu drasticamente o interesse das crianças pelo esporte e, desta forma, estimulando o sedentarismo, e deixando em segundo plano uma parte que não pode faltar para qualquer ser humano que é a prática regular da atividade física, o que, acompanhada de uma alimentação desorientada e composta de alimentos que não sejam os necessários e saudáveis, implica a incidência de patologias e, uma das mais presentes é a obesidade, que vai desencadear outros problemas  sérios à saúde. O mundo atual tem oferecido uma série de opções que facilitam a rotina de vida das pessoas e, consequentemente otimizam o sedentarismo. E, contrastando com esta acomodação, apresentam-se as necessidades básicas que acompanham o desabrochar da infância para as fases sequenciais, onde o brincar, experimentar novas atividades e possibilidades de movimentação corporal são premissas para um desenvolvimento saudável e harmônico. Baseado na observação da realidade vivida através o Programa de Iniciação Bolsas (PIBID), este estudo apresenta como objetivo conscientizar os escolares, com faixa etária de dez a doze anos, pertencentes a uma turma de 4º ano do ensino Fundamental participante do PIBID, da importância da prática atividade física como prevenção do sedentarismo. Como metodologia, foi utilizado todas as oportunidades e práticas dentro do programa, onde este pesquisador está inserido e desenvolvendo seu trabalho, através de atividades e palestras, bem como demonstração de vídeos educativos e pesquisas em livros, artigos científicos e material disponível na internet. No decorrer do programa, foi possível atingir os objetivos propostos, concluindo que a criatividade, o bom humor e a educação são fatores indispensáveis para proporcionar o interesse das crianças e dos jovens para sair um pouco da vida sedentária e dividir seu espaço com a tecnologia.


Palavras-chave


Tecnologia. Atividade Física. Sedentarismo.

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