Pibid: A valorização da literatura de todos os tempos

ELIS REGINA BAIRROS RODRIGUES, JANEA ACOSTA DE LIMA, IDENE MARIANO GODOIS

Resumo


O trabalho com literatura nos anos finais do ensino fundamental sempre provocou inquietações entre os professores, considerando-se que nos conteúdos programáticos desse nível não consta o ensino da literatura. E, na dúvida de como ensinar, quando ensinar e porque ensinar literatura nos anos finais do ensino fundamental, prefere-se, geralmente, não sair dos conteúdos gramaticais e da leitura e interpretação de textos. O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência de ensino através de um projeto de leitura da obra Dom Quixote de La Mancha, do autor espanhol Miguel de Cervantes, vivenciada por uma dupla de bolsistas do PIBID– Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –  do Curso de Letras da Urcamp, durante o segundo semestre de 2016, com uma turma de 7º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Pacheco Prates, de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. A história de Dom Quixote foi apresentada aos alunos através de leitura e relato da história de Dom Quixote, sessão de cinema do filme, leitura de fragmentos da obra em espanhol, exercício de paródias, histórias em quadrinhos relacionadas ao tema de D. Quixote entre outras atividades. A culminância do projeto se deu na quadra de esportes da escola, onde foi montado “El Rancho de Dom Quixote de La Mancha”, local onde todos os alunos dos anos finais do ensino fundamental e professores se reuniram para assistir às apresentações preparadas pela turma do sétimo ano. Foram apresentações teatrais onde as personagens do livro interagiam com os espectadores, fantoches e histórias em quadrinhos referentes a capítulos do livro. Considera-se que esse trabalho alcançou grande êxito, uma vez que conquistou a simpatia dos alunos do sétimo ano e também dos outros alunos dos anos finais do ensino fundamental. Pode-se afirmar que Cervantes não é mais um autor desconhecido para aquela clientela escolar. Além disso, cabe destacar com muita convicção que os gêneros textuais como paródias, histórias em quadrinhos, entre outras formas de expressão foram bastante exploradas e assimiladas por todos os participantes do projeto.

 


Palavras-chave


literatura; ensino fundamental; gêneros textuais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.