OS NÍVEIS DE ANSIEDADE DOS ALUNOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA URCAMP DURANTE O PERÍODO LETIVO

LOIDE CRISTIANE DE BARROS LAMPERT, ALICE GABRIELE D'ÁVILA RODRIGUES, LUIZA FEIJÓ BATISTA, STELLA MENDONÇA MACIEL IBAÑEZ, TAIANA CARVALHO COUTINHO, HERONDINA DE FREITAS CAVALHEIRO

Resumo


Introdução: A ansiedade apresenta-se por episódios de medo excessivo que perturbam o comportamento do individuo. No qual, se entende por medo a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida. A ansiedade é a antecipação de ameaça futura que tem um grande impacto na vida do indivíduo, ou seja, é uma sensação desagradável ocasionada por uma reação adaptativa derivada do medo, induzida pela antecipação de um perigo ou frustração, que pode ameaçar a segurança ou a vida. Tal reação visa a proporcionar ao organismo a maior probabilidade possível de sobrevivência na determinada situação. No mundo acadêmico a ansiedade está presente, influenciando a vida dos universitários, repercutindo no seu desempenho, pois é sabido que alunos com altos níveis de ansiedade podem afetar a aprendizagem e o seu desenvolvimento na vida educacional. Objetivos: Diante dessas afirmações este trabalho tem como objetivo geral detectar os níveis de ansiedade dos alunos do centro de ciências da saúde da URCAMP no município de Bagé, RS. Conta ainda com os objetivos específicos; contextualizar e conceituar a ansiedade, caracterizar os principais fatores causadores de ansiedade, e identificar se há e em qual momento é mais intensa a presença de sintomas de ansiedade nos estudantes da instituição. Metodologia: A pesquisa utiliza-se de questionário fechado, elaborado pelas alunas pesquisadoras, tendo como base a Escala Beck de Ansiedade. As perguntas serão respondidas por alunos do centro de ciências da saúde, selecionados por uma amostra de conveniência. O trabalho segue o método dialético, do tipo exploratório e descritivo, a abordagem do problema será de forma quantitativa e se caracteriza enquanto procedimentos técnicos como social, levantamento e estudo de caso. Resultados Parciais: A pesquisa encontra-se em fase inicial, no processo de estruturação. A partir do cálculo amostral se chegou a um número de 120 sujeitos acadêmicos do centro de ciências e da saúde da URCAMP, e é nesta totalidade que o trabalho pretende ser aplicado. Conclusão: Com base na literatura a ansiedade tem um forte impacto na vida dos universitários dificultando seu desempenho acadêmico e pessoal. Para o aluno ansioso faz-se relevante o apoio das pessoas de seu convívio para que os mecanismos de enfrentamento da ansiedade mantenham os sentimentos controlados e corroborem para efeitos benéficos.

 


Palavras-chave


ansiedade, alunos, sentimentos

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