A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BAGÉ-RS

ELISANDRO LIMA DE FREITAS, ALICE GABRIELE D'ÁVILA RODRIGUES, DANIELLE PEREIRA DOS SANTOS, LUIZA FEIJÓ BATISTA, TAIANA CARVALHO COUTINHO, ALINE REZENDE CURRA

Resumo


Introdução: Os jogos eletrônicos propiciam diversão sem precedentes para as pessoas. Além disso, a indústria dos jogos eletrônicos é uma das maiores do mundo, tendo uma grande influência no comportamento dos adolescentes. Atualmente, devido ao avanço tecnológico, os jogos eletrônicos tornaram-se um fator preocupante porque ainda é desconhecido pela maioria dos responsáveis se produzem benefícios e/ou malefícios no comportamento dos adolescentes. A grande questão é o tempo que o jovem dedica-se aos jogos, podendo tornar-se patológico o seu uso. É necessário um olhar atendo dos responsáveis em relação a dosagem deste tempo, já que, por outro lado, os jogos agregam muitas habilidades e competências nos adolescentes, sendo uma delas a socialização. Entre esses indivíduos os jogos também são um estímulo para estudar e adquirir conhecimento a respeito de  conteúdos que fazem parte da história dos jogos. Objetivo: O objetivo geral é analisar a influência dos jogos eletrônicos no comportamento dos alunos dos anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – de uma escola pública do município de Bagé-RS e como objetivos específicos: contextualizar jogos eletrônicos; classificar os jogos eletrônicos mais jogados pelos alunos e identificar os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos. Metodologia: A pesquisa se caracteriza por trabalhar com método dialético de caráter social, sendo do tipo descritiva e explicativa, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, com os procedimentos técnicos bibliográfico e de levantamento. As amostras foram intencionais com os alunos dos anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – de uma escola pública do município de Bagé-RS, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário com perguntas de fechadas. Resultados: Nos dados preliminarmente coletados podemos observar que os jogos eletrônicos fazem parte da vida humana. Além de servirem de opção de lazer, colaboram para a formação de diversas atribuições e habilidades, promovendo a socialização entre os alunos que possuem hábitos de jogar, formando-se grupos que compartilham informações e desenvolvendo a cooperatividade. O grande desafio para os pais e professores que vivem esta realidade é supervisionar o acesso dos jogadores, monitorando o uso de jogos eletrônicos apropriados e com tempo determinado. Os jogos podem ser um aliado dos professores, pois existem jogos didáticos que auxiliam nas disciplinas de maior complexidade, oferecendo um suporte pedagógico. Conclusão: A pesquisa encontra-se em fase de coleta e análise de dados e devido a isto, não temos resultados finais, somente parciais. Estes dados  são preliminares e as  informações não são conclusivas.

 


Palavras-chave


alunos; comportamento; jogos eletrônicos.

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