A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Caroline Lírio França, Bruna Jacinto, Marlisa Alagia Fico

Resumo


A presente pesquisa trata sobre a importância do processo de socialização dos alunos em desenvolvimento infantil escolar, que deve atentar-se para as peculiaridades de cada criança e ao modo como as mesmas reagem em situações cotidianas de interação com demais colegas e membros escolares.E tem como objetivo geral analisar a importância do afeto na socialização da criança no período de educação infantil. E como específicos: caracterizar as relações afetivas entre educador – aluno, família – aluno; identificar aspectos que influenciam no desenvolvimento social durante a infância; observar a flexibilidade das relações afetivas no desenvolvimento do processo de socialização. Diante do exporto a pesquisa se caracteriza por usar o método dialético, sendo uma pesquisa explicativa, cuja a abordagem do problema se deu de forma qualitativa pois é uma pesquisa bibliográficas, construída através de reflexões de artigos e livros de diferentes autores.O desenvolvimento da personalidade é entrelaçado com as novas relações sociais que terá durante as fases evolutivas de sua vida.Em seus primeiros anos de vida, a maior busca comportamental da criança é a proximidade, o encontro com o afeto sendo imensamente preocupados com seus cuidadores principais, podem sentir-se com medo de pessoas diferentes e estranhar ambientes ainda não explorados. Na medida em que dominam o ambiente, tornam-se mais confiantes e interessados em se afirmar perante meios sociais. Especificamente neste período de sua vida, as crianças manifestam-se por meio de suas emoções e tendem a expressar seus sentimentos, é desta forma que seu cuidador percebe as suas necessidades, a contraponto que alguns psicólogos da época afirmavam a importância do amor nesta fase de desenvolvimento. Relações interpessoais e intrapessoais bem fundamentadas na infância tendem a tornar-se melhores entendidas durante a vida afetiva, pois é no período pré-escolar que acontece o desenvolvimento psicossocial da criança, as crianças são originárias de suas experiências influenciando diretamente seu desenvolvimento emocional. Por meio da educação, podemos ajudar a desenvolver o potencial de cada aluno, considerando suas possibilidades e limitações. Para isso, precisamos praticar a pedagogia da compreensão e do humanismo, o professor-mediador é colaborador na construção da autonomia dos alunos, seja de pensamento ou ação, ampliando a participação social de forma a capacitá-los a exercer o papel de cidadão do mundo no qual vive. A afetividade mostra como podemos influir positiva ou negativamente no desenvolvimento dos alunos por meio de nosso comportamento em sala de aula e de como ensinamos, ou seja, como lidamos com os conteúdos e como é nossa relação com os alunos. A afetividade dinamiza interações, trocas, buscas e resultados positivos, facilita a comunicação e promove a união, o clima afetivo multiplica as potencialidades. É fundamental que tenha-se consciência da importância que a afetividade e as relações sociais têm na vida de uma criança, que influência no modo como agem e como interagem com demais pessoas que estão ao seu redor, a criança observa sempre o exemplo da família e doeducador para desenvolver suas ações.


Palavras-chave


Relações afetivas, Socialização, Infância.

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