AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS VERSUS SAZONALIDADE

DAIANA DIAS MACHADO DIAS MOREIRA

Resumo


 

Resumo: A pesquisa objetivou comparar o padrão de consumo de medicamentos em farmácia comunitária no período de inverno e verão no município de Bagé/RS. Através de delineamento descritivo transversal os dados foram coletados em uma drogaria central no município de Bagé, que atende diariamente em média 1.015 clientes. Possui 34 funcionários, sendo três destes farmacêuticos. A coleta de dados ocorreu em relatórios fornecidos pelo programa interno do estabelecimento farmacêutico (Trier Sistemas). Foram avaliados os 50 medicamentos com maior número de unidades vendidas em cada estação estabelecida: período do verão (Novembro/18 à Janeiro/19) e inverno (Junho à Agosto de 2019). Em seguida, os medicamentos mais consumidos foram identificados através do sistema de classificação Anatômico Terapêutico Químico (ATC) em 1°nível. O estudo compõe parte parcial do projeto de pesquisa “A Farmácia e o uso racional de medicamentos”,  sob registro no Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos  (CAAE: 97354818.0.0000.5340). Verifica-se que os medicamentos mais vendidos em ambos os períodos foram os de nível C (Sistema cardiovascular). No inverno, a classificação R (Sistema respiratório) apresentou o segundo lugar e no período do verão, medicamentos do nível A (Trato alimentar e metabolismo). Através dos resultados obtidos neste estudo, foi possível verificar a influência da sazonalidade no padrão de consumo de medicamentos em nossa cidade, o que gera dados informativos para melhor compreensão do padrão de consumo de clientes nas farmácias comunitárias e planejamento de campanhas de cuidado com a saúde para a população. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 111, de 28 de janeiro de 2016. Dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0111_28_01_2016.html Acesso em: 18 abr 2019.

DANDAN e BRUNTON. Manual de farmacologia e terapêutica. Porto Alegre : AMGH. 2 ed, 2015.

LIMA, A. M. A. et al. Classificação dos fármacos mais solicitados em um serviço de atendimento farmacêutico. Revista Ciência & Saúde. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 85-92, jul./dez. 2008

ROZENFELD, S. O uso de medicamentos no Brasil. In: LAPORTE, J. R; TOGNONI G.; ROZENFELD, S.(Org). Epidemiologia do medicamento: princípios gerais. São Paulo: Hucitec-Abrasco,1989.

WEBER, B.R. et al. Análise da variação sazonal da prescrição de antibióticos aos usuários de uma unidade básica de saúde do munícipio de Ijuí/RS. Revista Contexto Saúde. v. 10 n. 19 p. 117-121, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.