AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE

suzani dutra domingues, fabiana maciel saraçol, viviane kanitz gentil

Resumo


O presente trabalho busca apresentar as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID) oportuniza aos acadêmicos de licenciaturasdo curso de pedagogia. Tem como objetivo apresentar a importância do subprojeto da pedagogia que tem seu inicio proposto nos primeiros anos da universidade, oportunIzando ao futuro educador adentrar o universo da sala de aula, interagindo com as responsabilidades, realidades e o cotidiano escolar. Conhecer a prática docente no início do curso, possibilita desenvolver no discente um senso crítico, promovendo um exercício de reflexão sobre as necessidades e desafios de futuro professor que que mantem-se em intenso aprimoramento e construção de novas ideias. Inovação e estratégias transformadoras também fazem parte do programa, que incentiva o bolsista e criar e propor novas metodologias e recursos de ensinar e aprender que contribuam para melhoria do aprendizado da turma. O PIBID é uma experiência de grande importância para os futuros docentes, pois possibilita tantas atribuições que só são conhecidas quando existe atuação em sala de aula, ressignificando saberes de uma forma positiva e conhecendo novos pontos de vista.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessol de Nível Superior- CAPES. Disponível em:

CORNELO, C. O aluno enquanto professor: A influência do PIBID na formação docente, In: EDUCERE, 12, 2015. Paraná: UNICENTRO, 2015. P. 41612- 41621. Disponível em:

FERNANDES, E; ROCHA, M. PIBID e a formação inicial dos alfabetizadores contribuições e desafios. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V. 7, n. 14, p. 331-357, jul-dez. 2015. Disponível em: < file:///C:/Users/Cliente/Downloads/433-1472-1-PB%20(4).pdf>


Apontamentos

  • Não há apontamentos.