INTERDISCIPLINARIDADE: CONEXÕES AO LONGO DO CAMINHO A SER PERCORRIDO

fabiana maciel saraçol, suzani dutra domingues, Ângela Jagmim carretta

Resumo


Este trabalho busca trazer reflexões em torno da interdisciplinaridade, abordando as dificuldades que uma escola enfrenta ao utilizá-la em sala de aula para transmitir aprendizados aos alunos. A interdisciplinaridade percorre longos caminhos até se fazer presente em uma escola, ela exige preparação de todos envolvidos, promovendo debates e trocas de ideias a todo momento. A escola deve estar preparada para conhecer novas concepções e buscar novos pontos de vista. O trabalho traz por objetivo geral a análise dos fatores que permeiam o desenvolvimento da interdisciplinaridade no âmbito escolar. Observando as grandes possibilidades de um trabalho mais real em torno da aprendizagem do aluno, construindo saberes mais concretos e alunos mais críticos. Precisa-se fugir daqueles antigos pensamentos de que as disciplinas são individuais, só devem ser trabalhadas separadas e ampliar as visões, observando o quanto pode ser aprendido obtendo as conexões que a interdisciplinaridade possibilita.


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Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: . Acesso em: 31 agosto.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais curriculares. Disponível em: . Acesso em: 31 agosto.2020.

FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Edições Layola Jesuítas, 2011.

FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.


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