PERFIL DE PACIENTES INTERNADOS POR CEFALEIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE BAGÉ-RS

Eleida Leite Caceres

Resumo


A cefaleia ou dor de cabeça é uma doença crônica que acomete uma grande parte da população, com maior prevalência nas mulheres, descrita como um problema neurológico, sendo classificada como primária ou secundária. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil de pacientes internados por cefaleia em um Hospital Universitário de Bagé-RS. O estudo foi descritivo, transversal e exploratório, com obtenção quantitativa de dados extraídos do software hospitalar SIGH (Sistema Integrado de Gestão Hospitalar), tendo sido analisados e quantificados através do programa Microsoft Excel. O período escolhido para realização da pesquisa foi de janeiro a dezembro do ano de 2019. As variáveis estudadas foram: sexo, idade, número de pacientes internados, tempo de internação e tipo de convênio. No período analisado houve um total de 2091 internações no hospital universitário, destas, 2,53% (n=53) foram decorrentes de cefaleia, sendo a maioria (79,24%) mulheres. A faixa etária variou entre 17 e 90 e o tempo de internação foi de 1 a 4 dias, sendo que a maioria apenas recebeu tratamento medicamentoso para alívio da dor e após, recebeu alta hospitalar, permanecendo até 24 horas no leito hospitalar. A maioria das internações ocorreram pelo Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 94,30%, também houveram internações por outros convênios, sendo 3,77% pelo IPE e 1,89% pela UNIMED. Através deste estudo, pode-se observar que as mulheres foram mais acometidas por cefaleia do que os homens, também observou-se que os pacientes não permaneceram por muito tempo internados, talvez por terem conseguido o alívio da dor rapidamente ou por terem internado para a realização de exames, o que não necessitou um período longo de internação. Ressalta-se com este estudo, a importância do tratamento precoce e de um diagnóstico preciso, pois trata-se de uma doença que pode ser incapacitante, dependendo da intensidade.

Palavras-chave: cefaleia; internações; prevalência; dor.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSUMPÇÃO, Marina Gagliardi de, et al. Protocolo de padronização do atendimento de cefaleias no serviço de emergência de um hospital geral terciário. Revista Arquivos Médicos, v. 62, n. 2, p. 102-106, ago,2017.

BIGAL, Marcelo Eduardo; BORDINI, Carlos Alberto; SPECIALI, José Geraldo. Tratamento da cefaleia em uma unidade de emergência na cidade de Ribeirão Preto. Revista Arquivo de Neuropsiquiatria, v. 57. n. 3, P. 813-819, 1999.

CARNEIRO, Anderson Ferreira et al. A prevalência de cefaleia e fatores psicossociais associados em estudantes de medicina no Ceará. Revista Médica, v. 98, n.3, p. 168-179, jun,2019.

CRUZ, Marina Coimbra da et al. Cefaleia do tipo tensional: revisão de literatura. Revista Archives of Health Investigation, v. 6, n. 2, p. 53-58, jan,2017.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas 2002, p.176.

LAURENTINO, Iris Milleyde da Silva et al. Incapacidade funcional e cefaleia: impacto no cotidiano dos universitários. Revista Headache Medicine, v. 8, n. 4, p.124-129, dez, 2017.

ROSA, Natalie da; ROSA, Natálie Queiroz da; ZANELLA, Ângela Kemel. Perfil de mulheres com enxaqueca no projeto ambulatório de práticas integrativas e complementares no SUS. SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), v. 10, n. 3, fev,2018.

SILVA, Marcelo José da; et al., Etiologia da cefaleia nos serviços de urgência: breve revisão. Revista Medica de Minas Gerais, v. 20, n. 2, p. 30-33, 2010.

SOUZA, Amanda Santos de; MIRANDA, Kelly Larissa de Souza; MARBACK, Roberta Ferrari. Sintomas depressivos e aspectos subjetivos associados à cefaleia do tipo primária. Revista Interação em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 429-436, fev,2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.