O DESIGN BIOFÍLICO EM SALAS DE DESCOMPRESSÃO: ESTUDOS DE CASO EM ARQUITETURA

Darlan Almeida da Rosa, Taniéli Feijó de Souza, Vinicius Roberto Salvo Fontoura

Resumo


O trabalho consiste no entendimento da sustentabilidade e do design biofílico, como um processo de contato natureza - homem, permeando uma revisão de literatura para compor a proposta de salas de descanso, hoje denominadas, salas de descompressão, para os profissionais da área médica, sejam enfermeiros, assistentes e/ ou médicos, as quais estão sendo exigidas, mundialmente, no âmbito hospitalar. Para tanto, o tema é desenvolvido no trabalho com a intenção de introduzir o conceito da arquitetura com elementos de biofilia, inserindo nos espaços, elementos com a materialidade, plástica e configuração que remetam a esse conceito, o que deve traduzir em forte vínculo com as formas orgânicas, a natureza e ocasionando na construção de um entendimento socioemocional nos projetos de arquitetura de interiores sustentáveis.


Texto completo:

PDF

Referências


DE PAULA, Rosa Maria S.B et al. NEUROARQUITETURA E DESIGN BIOFÍLICO APLICADOS AO ESPAÇO DE CONTACT CENTER. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia. 2019

ELGALY, Helen Karoline Pereira; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Fatores de risco para ocorrência de doenças ocupacionais na atividade de teleatendimento/telemarketing. 2016

GASPAR, Ricardo Carlos. A trajetória da economia mundial: da recuperação do pós-guerra aos desafios contemporâneos. Cad. Metrop.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves.

São Paulo: Ed. Loyola, 1996. _ (Col. Temas de Atualidade, 2) _. Justice, nature and the geography of difference. Malden: Blackwell, 1996.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or, the cultural logic of late capitalism. Duke university press, 1991.

KLEPEIS, Neil et al. The National Human Activity Pattern Survey (NHAPS):

A Resource for Assessing Exposure to Environmental Pollutants.

Berkeley: Nature Publishing Group, 2001.

MEINHOLD, Bridgette. Urban Reef Encourages Summertime Street Lounging in Vancouver. INHABITAT, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18, Set de 2020.

MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental. Natal, 1998. Disponível em:

>. Acesso em: 24/04/2020.

WETTERICH, Cássio. Cidades resilientes, o que são? [S.I.], 2017. Disponível

em:

Acesso em 18/05/2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.