OS REFLEXOS DO ISOLAMENTO SOCIAL FRENTE AO COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL

Magalhães Oliveira MAGALHAES

Resumo


O objetivo geral da pesquisa é analisar os reflexos do isolamento social frente ao combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil. O problema que orienta a análise é quais são os reflexos do isolamento social frente ao combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil? Para a resolução do problema, cumpriu- se com os objetivos específicos: demonstrar as causas para o trabalho infantil; analisar o contexto de isolamento social frente ao combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil; e expor o papel das políticas públicas no desenvolvimento de ações e estratégias no contexto pandêmico. O método de abordagem é o dedutivo e o método de procedimento é o monográfico, utilizando-se de técnicas de pesquisa bibliográfica. Constata-se que os reflexos do isolamento social frente ao combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil trouxe consequências negativas ao desenvolvimento integral de pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, porque gerou diversas violações de direitos e impactou diretamente no enfrentamento ao trabalho infantil e violência sexual. O despreparo no planejamento de ações e estratégias de políticas públicas com potencial de minimizar as violações de direitos resultantes do cenário de isolamento social dificultou o combate à exploração sexual comercial de meninos e meninas demonstrando os reflexos relacionado a proposta temática, o que cumpre com o eixo fundamental no enfrentamento ao problema.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto n. 6.481. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6481.htm. Acesso em: 05 set. 2020.

COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (CIDH). Pandemia e direitos humanos nas Américas. Resolução nº 1/2020, de 10 de abril de 2020. Disponível em: https://www.oas.org/pt/cidh/decisiones/pdf/Resolucao-1- 20-pt.pdf. Acesso em 05 set. 2020.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes: Reflexões Contemporâneas no Contexto do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Curitiba: Multideia, 2015.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA – UNICEF. Impactos

primários e secundários da COVID-19 em Crianças e Adolescentes. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/9966/file/impactos-covid- criancas-adolescentes-ibope-unicef-2020.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

LONDOÑO, Nora; et al. Factores causales de la explotación sexual infantil en niños, niñas y adolescentes en Colombia. El Ágora USB, Medellín – Colombia, v. 15, n. 1, p. 241-254, ene./jun. 2015.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. As estratégias e ações de políticas públicas para a erradicação da exploração sexual comercial nos municípios brasileiros no contexto jurídico e político da teoria da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. 2020. 291 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-Graduação em Direito. Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, Santa Cruz do Sul, 2020.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.