A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DA REGRA DO ART. 139, INCISO IV, DO CPC EM EVENTUAL DETERMINAÇÃO JUDICIAL DE SUSPENSÃO DA CNH E DO PASSAPORTE EM PROCESSO DE CARÁTER ALIMENTAR

Vinícius Bardemaker Anhaia, Alessandra da Silva Theodoropoulos, Andreia Maria Cadore Tolfo

Resumo


Este trabalho tem como temática eventual (in)constitucionalidade da regra do art. 139, inciso IV do Código de Processo Civil, em caso de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do Passaporte, diante de débito de caráter alimentar, ferindo eventualmente o direito constitucional de locomoção do executado. O estudo objetiva verificar a constitucionalidade da norma a partir da interpretação dada ao dispositivo, no que tange à expressão “todas as medidas”, quando, em um caso concreto, o magistrado determina o uso de medidas coercitivas para efetivar a prestação da tutela jurisdicional. O método utilizado foi dedutivo, tendo-se como técnica de pesquisa a bibliografia. O trabalho destaca que com a chegada do NCPC o Estado assumiu dever de satisfazer a pretensão através de medidas que induzem psicologicamente e patrimonialmente ao cumprimento da ordem judicial, garantindo a execução de forma reflexa. A aplicabilidade da norma é constitucional, no momento em que o exequente esgota as medidas a serem adotadas e o Estado exerce o princípio da eficiência, observando a proporcionalidade e razoabilidade diante do caso concreto.

 

Palavras-chave: Medidas coercitivas. Suspensão da CNH. Apreensão do passaporte. Direito de locomoção. Caráter alimentar.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 8.ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

CONJUR. O processo de conhecimento de “autor” e processo de execução de “executado”. Disponível em: . Acesso em: 18 Jun. 2020.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O princípio da patrimonialidade da execução e os meios executivos atípicos: lendo o art. 139, IV, do CPC. Disponível em: . Acesso em: 27 Mai. 2020.

DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: execução. Salvador: JusPodivim, 2019.

MACIEL, Daniel Baggio. In: Comentários ao código de processo civil. ALVIN Angélica Arruda (Org.). São Paulo: Saraiva, 2017.

NERY JUNIOR, Nelson. Código de Processo Civil comentado. Thomson Reuters, Brasil, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.