A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BAGÉ

Valentina Moreira Marques Colares

Resumo


A psicologia possui uma ampla rede de atuação, entre elas o tratamento de dependentes químicos, onde atua diretamente na reabilitação destes pacientes, tendo como um dos métodos usados a estimulação cognitiva. Estima-se que a dependência química atinja aproximadamente 8 milhões de brasileiros, sendo com isso, considerada uma pandemia. Levando em conta essa situação, a psicologia pode auxiliar na recuperação do dependente químico, ajudando-o a lidar com aspectos sociais, familiares e físicos que essa doença acarreta na vida do indivíduo. Por isso, utilizou-se a estimulação cognitiva em pacientes internados no Hospital Universitário da Urcamp pelos acadêmicos do Curso de Psicologia do Módulo IV. Por meio de jogos que trabalham função executiva, atenção, memória de trabalho e habilidades sociais objetivou-se a adequação e reinserção dos pacientes na comunidade, uma vez que os mesmos se encontravam em situações vulneráveis perante a sua dependência. A partir do relato de experiência dos acadêmicos, percebeu-se a melhora das funções trabalhadas, bem como, a evolução do enfrentamento da doença e controle dos impulsos. Também identificou-se que o grupo promoveu resultados significativos, uma vez que retira os mesmos de sua zona de conforto, fazendo-os repensar e refletir sobre sua situação atual.


Texto completo:

PDF

Referências


CORREIA, T. S. Avaliação Neuropsicológica e Estimulação Cognitiva na toxicodependência. Dissertação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias: Escola de Psicologia e Ciências da Vida. Lisboa, 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 de set. 2020.

DIEHL. A.; CORDEIRO, D. C.; LARANJEIRA, R. (Organizadores) Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas. 2ª ed. - Porto Alegre : Artmed, 2019.

INPAD. LENAD Família. [2013]. Página Inicial. Disponível em: . Acesso em: 10 de set. de 2020.

KAPCZINSKI, F.; IZQUIERDO, I.; QUEVEDO, J. Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos. 2ª ed. Artmed, 2004.

KARKOW, M. J.; CAMINHA, R. M.; BENETTI, S. P. C. Mecanismos terapêuticos na dependência química. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Volume 1, nº 2. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 11 de set. 2020.

OCCHINI, M. F.; TEIXEIRA, M. G. Atendimento a pacientes dependentes de drogas: atuação conjunta do psicólogo e do psiquiatra. Estudos de Psicologia (Natal). Volume 11 nº 2. Natal, 2006. Disponível em: . Acesso em: 11 de set. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.