AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Amanda Geisler Aires Bispar

Resumo


O Sistema Único de Assistência Social proporciona o atendimento de crianças e adolescentes em condições de ameaça ou de violação de direitos. A pesquisa tem por objetivo geral analisar as políticas públicas de atendimento de assistência social de crianças e adolescentes. Com tal finalidade, propôs-se como objetivos específicos: analisar a proteção jurídica da assistência social em uma perspectiva internacional; apresentar abordagem constitucional das previsões sobre a assistência social; explanar como ocorre o atendimento de assistência social de crianças e adolescentes. O problema que orienta a pesquisa é como está estruturado o atendimento de crianças e adolescentes no âmbito do Sistema Único de Assistência Social? O método de abordagem é o dedutivo, tendo como métodos de procedimento o monográfico. Utilizou-se da técnica de pesquisa bibliográfica, baseando-se em artigos científicos, teses e livros. Constata-se que o Sistema Único de Assistência Social promove um conjunto de serviços de efetivo atendimento às necessidades de crianças, adolescentes e suas próprias famílias por meio de políticas de promoção e defesa de direito, buscando a garantia ao atendimento universalizado e efetivo em todas as dimensões de direitos fundamentais, reconhecendo a assistência social e seu caráter emancipatório no campo das políticas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Lei n. 8.742 (Lei Orgânica da Assistência Social). 1993. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8742compilado.htm. Acesso em: 10 ago. 2020

BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. As Estratégias e Ações de Políticas Públicas para a Erradicação da Exploração Sexual Comercial nos Municípios Brasileiros no Contexto Jurídico e Político da Teoria da Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2020. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/2707. Acesso em: 13 ago 2020.

ONU. A convenção sobre direitos das crianças. 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D99710.htm Acesso em: 13 ago. 2020.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.