PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Jéssica Villar Rodrigues, Lucas Dutra Pradie, Lorenzo dos Santos Veber, Lauren Barros Badaraco Fagundes, Adriana Brito dos Santos de Moraes

Resumo


O presente trabalho refere-se a um relato de experiência de estágio acadêmico na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), com enfoque no desenvolvimento, aplicação e análise de uma Pesquisa de Clima Organizacional enquanto prática acadêmica e ferramenta de diagnóstico organizacional. Neste, além do compartilhamento de práticas, reafirma-se a relevância da área de Psicologia no ambiente de trabalho e enfatiza-se a importância de um olhar humanizado às práticas organizacionais, como na estrutura e conduta de aplicação na Pesquisa de Clima Organizacional relatada.


Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, H. F.; FORLINI, J. B.; DIAS, J. P. Clima e suporte organizacional: avaliação e relação entre as temáticas. Revista CES Psicologia, v. 12, nº 2, p. 65-82, 2019.

GUSSO, H. L. et al. Psicologia Organizacional e do Trabalho no Sul do Brasil: Características dos profissionais, da atuação e dos contextos de trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 19, nº 3, p. 644-652, 2019.

KUBO, E. K. M. et al. Frankenstein e o clima organizacional: Estudo bibliográfico sobre um construto indefinido. Revista Internacional de Investigación em Ciencias Sociales, v. 11, nº 1, p. 35-54, 2015.

OLIVEIRA, C. T.; SANTOS, A. S.; DIAS, A. G. Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n°4, p. 864-876, 2016.

ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.