FUNÇÕES EXECUTIVAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: ESTIMULAÇÃO COGNITIVA COM DEPENDENTES QUÍMICOS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS

Lauren Badaraco Fagundes, Lorenzo Veber, Jeferson Borges, Bruno Teixeira, Fabiane Caillava

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade, relatar o desenvolvimento de um projeto de intervenção realizado por acadêmicos supervisionado pela professora Fabiane Caillava do curso de psicologia, aplicado no Hospital Universitário Doutor Mário Araújo no município de Bagé, Rio Grande do Sul. Visa proporcionar aos pacientes dependentes químicos internados grupos de estimulação cognitiva por meio de jogos de estimulação das funções executivas durante toda sua passagem pela instituição e processo de desintoxicação, para auxiliar no tratamento e sua futura reabilitação. O trabalho possui características qualitativas e com o acompanhamento de duração de cerca de 6 meses. Os resultados indicam que os pacientes participantes, dos grupos de estimulação cognitiva, apresentam uma melhoria no humor e no exercício cognitive, avaliado por meio da observação das atividades executadas.


Texto completo:

PDF

Referências


BENATTI,B.; PONTES, S. Atividades de Entretenimento na Hotelaria Hospitalar: Entretenimento, lazer e cultura como promoção de saúde. Revista Rosa dos Ventos, 4(I), p.15-24, jan-jun, 2012.

CARVALHO, Noeme Cristina. Dinâmicas para Idosos. Petrópolis-RJ . Ed. Vozes. 2009.

Cunha, P. J., & Novaes, M. (2004). Avaliação neurocognitiva no abuso e dependência do álcool: Implicações para o tratamento. Revista Brasileira de Psiquiatria, 26(Supl I), p. 23-27.

KOLLING, N et al. Avaliação Neuropsicológica em Alcoolistas e Dependentes de Cocaína, Avaliação Psicológica, 2007, p. 127-137.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.