DE QUE FORMA SITES DE SINDICATOS DO RIO GRANDE DO SUL SE POSICIONAM EM RELAÇÃO AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS DURANTE A COVID-19?

Ariane Brião dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como intenção analisar a variação dos discursos dos sites de sindicatos (CPERS/RS, SINPRO/RS e SINEPE/RS) a respeito do retorno presencial das aulas no estado do Rio Grande do Sul, especialmente diante do cenário de pandemia. Para isso, foram coletadas notícias dos sites dos sindicatos no período de 01 de agosto até a primeira semana de setembro de 2020. A partir das análises foi possível perceber as diferenças discursivas, tendo em vista os embates em torno do saber-poder e as discordâncias dos sindicatos em relação à volta ou não às aulas presenciais. CPERS/RS e SINPRO/RS se posicionam contrários a um retorno sem uma efetiva segurança de professores, estudantes e sociedade. O SINEPE/RS, por sua vez, defende um retorno em forma de ensino híbrido ao argumentar que as instituições privadas se organizaram para tal. Considerando que em nosso cotidiano estamos rodeados dos mais variados discursos, os quais produzem modos de pensar e agir, entender a produtividade dos discursos permite mapear e identificar as lutas e os interesses em relação ao “voltar às aulas”


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