BIM: MODELAGEM PARAMÉTRICA NA ARQUITETURA

Artur Francisco dos Santos Garcia Junior, Sandro Martinez Conceição, Fernanda Vieira Barasuol

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar a tecnologia BIM utilizada para a realização do exercício de projeto de arquitetura. O desenvolvimento do trabalho possibilitou a modelagem de um conjunto habitacional multifamiliar no programa Revit, tendo como produto final um material expositivo em formato de panfleto/livreto, apresentando as etapas da modelagem paramétrica no programa Revit®, fixando assim a aprendizagem em programas BIM e solucionando a modelagem do projeto integrador, o qual teve como objetivo atender uma demanda real de uma empresa da cidade.

 

Palavras-chave: Building Information Modeling; revit; arquitetura; educação; tecnologia.


Texto completo:

PDF

Referências


BARISON, Maria Bernardete; SANTOS, Eduardo Toledo. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 6, n. 2, p. 67-80, 2011.

CÓRDOVA, Fernanda Peixoto; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

EASTMAN, Chuck et al. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Bookman Editora, 2014.

NETTO, Claudia Campos. Autodesk Revit: Architecture 2020: conceitos e aplicações. São Paulo: Érica, 2020; 1ª edição. 408 p. 2020 Saraiva Educação. São Paulo, SP.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.