BIOTA PAMPEANA: DIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

Wellington Vasconcelos de Souza, Filipe Bálsamo Torbes Idalgo, Alessandra Almeida Menezes, Maria Luiza Cougo Gonçalves

Resumo


O conhecimento da biodiversidade pampeana é requisito básico para valoração dos bens ambientais e extremamente importante no âmbito da conservação da natureza. A pesquisa tem por objetivo identificar áreas naturais no Bioma Pampa, bem como registrar a diversidade da flora e da fauna em ambientes com o intuito de subsidiar o conhecimento, a conservação e o manejo sustentável, além de criar um site para divulgação dos espécimes encontrados através de registro fotográfico com intuito de facilitar o conhecimento da biodiversidade em instituições e redes de ensino. O reconhecimento de áreas naturais está sendo feito através de geoprocessamento, onde são escolhidos locais prioritários para a conservação da biodiversidade em municípios vizinhos da região de Bagé e Dom Pedrito, além de visitas nos locais detectados para a realização de levantamento fotográfico. Através de análise fitofisionômica da paisagem, estão sendo escolhidas as áreas para registro fotográfico. Para o diagnóstico da vegetação, parte-se de uma avaliação preliminar onde serão identificadas as fitofisionomias predominantes na região, que compreendem áreas de campo, formações rochosas, banhados, matas ciliares, vegetação arbórea e outras formações utilizando o método qualitativo. Devido à escassez de Inventários na região da Campanha Gaúcha e Fronteira Oeste, principalmente por esta ter sido considerada um Bioma particularmente novo e menos estudado no Brasil, o resultado deste projeto de pesquisa permite gerar conhecimentos importantes sobre a riqueza biológica no Bioma Pampa, acarretando também subsídios para a sustentabilidade e valoração ambiental, além de capacitar acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas na pesquisa e identificação da biodiversidade pampeana.


Palavras-chave: campos; flora; fauna, funga, site, inovação.



Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Medida Provisória n.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial da República Federativa do Brasil Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p.29514.

CABRERA, A. L. & WILLINK, Y A. 1973. Biogeografía de América Latina. Monografía 13, Serie de Biología, OEA, Washington, D.C.,

CASTRO, R. E. F.; MELO, M. H. S.; SILVARES, E. F. M. Avaliação da percepção dos pares de crianças com dificuldades de interação em uma sucursal da clínica escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. In: CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 5., 2001, São Paulo. Resumos... São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2001. p. 49.

FANTUCCI, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2001. 130 f. Tese, Doutorado em Psicologia – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

FRANCO, J. B. & VAZ, M. R. C. Aprendendo a ensinar a partir de uma perspectiva socioambiental no contexto da saúde coletiva. Ambiente & Educação, v. 12, p.23- 36, 2007.

IBGE. 2004. Mapa de Biomas do Brasil, primeira aproximação. Rio de Janeiro: IBGE. Acessível em www.ibge.gov.br.

MARCHIORI, JOSÉ N, C. Fitogeografia do Rio Grande do Sul: enfoque histórico e sistemas de classificação/José Newton Marchiori. Porto Alegre: Ed. EST, 2002, 118p.

MINAYO, M. C. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 8.ed.

Petrópolis, RJ:Vozes,1994.

MEWIS, I.; ULRICHS, C.H. Action of amorphous diatomaceous earth against

different stages of the stored product pests Triboliumconfusum(Coleoptera:

Tenebrionidae), Tenebrio molitor(Coleoptera:Tenebrionidae), Sitophilus granarius(Coleoptera: Curculionidae) and Plodiainterpunctella(Lepidoptera: Pyralidae). Journal of Stored Product Research, Amsterdam, v.37, n.1, p.153-164, 2001.

MIRALLES, I. Prevención de dolor lumbar. Efectividad de la Escuela de Coluna.

Revista de la Sociedad Española del Dolor, Madrid, v. 8, Supl. II, p. 14-21, 2001.

SANTA CRUZ DO SUL. Lei Orgânica do Município de Santa Cruz do Sul

promulgada em 3 de abril de 1990. Santa cruz do Sul: [s.n.], 1990.

TOWNSEND, Colin R.; Begon, Michael; Herper, John L. 2010. Fundamentos em Ecologia. 3 Ed. Porto Alegre: Artmed. 576p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.