ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO POR MANIPULADORES EM PANIFICAÇÃO

Joice Cristina Cardoso, Nilva Regina Uliana, Angélica Markus Nicoletti

Resumo


As panificadoras são estabelecimentos que produzem e vendem pães e produtos de panificação em geral, na sua maioria esses estabelecimentos são de pequeno porte, entretanto, a panificação cada vez mais ganha espaço no mercado, paralelamente a esse fato, cresce a necessidade de produzir produtos seguros e de qualidade aos consumidores. Deste modo, este trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre Boas Práticas de Fabricação dos manipuladores de panificadoras do município de Lages-SC. A pesquisa foi realizada em oito panificadoras, utilizando como instrumento para avaliação a lista de verificação checklist embasada na RDC 216/2004. Os resultados mostraram que a maioria das panificadoras avaliadas apresentou baixa porcentagem de adequação, resultados esses que enfatizam a necessidade de adequação as legislações vigentes, da implementação de boas práticas de fabricação e de capacitação dos manipuladores em higiene e segurança alimentar.

 

Palavras-chave: Condições higiênico sanitárias; Panificadoras; Checklist.


Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA. Cartilha sobre boas práticas para serviço de alimentação. Resolução RDC nº 216/2004. 3 ed. Brasília: Anvisa, 2004.

ALVES, E; GIARETTA, A.G; COSTA, F. M. Higiene pessoal dos manipuladores de alimentos dos shoppings centers da região da Grande Florianópolis. Revista Técno-científica (IFSC). Santa Catarina, v.3, n.1, p. 604-614, 2012.

BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA. Resolução da diretoria colegiada – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Brasília, 2004.

MICHELS, E. Análise da adequação ao RDC 216/04 da ANVISA em uma unidade de alimentação e nutrição do município de Sarapinga – RS. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão de Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

NONATO, I. L; FONSECA, V. R. S; PAZ, J.G; et al. Qualidade higiênico sanitária de pontos de venda e análise microbiológica de alimentos de rua comercializados no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. Biosci J. Minas Gerais, v.28, n.6, p.1061-1071, 2012.

PRÁTICAS higiênica-sanitárias ajudam padarias. In: PROJETO de desenvolvimento do setor de panificação e confeitaria com atuação na Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade. ITPC: SEBRAE; ABIP, 2017.

SILVA, A. K. C.; COMIN, T. Avaliação de boas práticas de fabricação em Panificadoras da região lindeira. Medianeira, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Alimentos). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SOUZA, G.C; SANTOS, C. T. B; ANDRADE, A.A; et al. Comida de rua: avaliação das condições higiênico-sanitárias de manipuladores de alimentos. Revista Ciência e Saúde Coletiva. Minas Gerais, v.20, n.8, p. 2329-2338, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.