RELATO DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA SOCIAL, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE

Karen Avila

Resumo


O presente trabalho apresenta um relato referente ao estágio básico de psicologia social e promoção e prevenção em saúde, realizado no Centro de Referência em Saúde da Arvorezinha, localizado na cidade de Bagé onde foi identificado uma carência no trabalho em equipe. Também foi constado uma falta de conscientização sobre o COVID-19 tanto para os profissionais como para os usuários do sistema de saúde.

Para que fosse possível a resolução desta demanda, realizamos diversas atividades, tais como dinâmicas, realização de entregas de panfletos, escutas, conscientização sobre importância dos cuidados com a saúde mental mediante a situação atual, e diversas outras atividades.


Texto completo:

PDF

Referências


BRIGAGÃO, Jaqueline; NASCIMENTO, V. L.; SPINK, P. K. As interfaces entre psicologia e políticas públicas e a configuração de novos espaços de atuação. São Paulo. 2011.

CASTELAR, Marilda; FERREIRA, Aline; ANDRADE, Thais. Atuação do Psicólogo nas Políticas Públicas de Saúde. 2015 Disponível em:

CFP. Referências Técnicas Para Atuação de Psicólogas (os) na Atenção Básica à Saúde. 1. ed. Brasília. 2019.

FRANKLIN COVEY. [sem ano]. 5 Dinâmicas de grupo para fortalecer a relação com a equipe. Disponível em: .

LUIZ, Elder; MIRANDA, E. M.; SANTOS, L. C. Psicologia hospitalar. In: Psicologia, Saúde e Hospital – contribuições para a prática profissional. 1. ed. Minas Gerais: Artesã. 2015. Parte 1, p. 26-31.

MOTIVAÇÃO E FOCO. [sem ano]. A Assembleia das Ferramentas. Disponível em: .

SILVA, R. B.; CARVALHES, F. F. Psicologia e Políticas Públicas: impasses e reinvenções. Londrina/PR. 2016.

SIMONETTI, Alfredo. Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doença. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda. 2004. p. 116-159.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.