O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA EM RELAÇÃO A CIÊNCIA HOMEOPÁTICA

ValquIria Freitas Duarte

Resumo


A homeopatia é uma terapêutica integral que visa restabelecer o equilíbrio homeostático. A 

farmacotécnica homeopática é uma atividade exclusiva do farmacêutico e vem ganhando destaque no rol das práticas integrativas. Assim, no intuito de buscar maiores esclarecimentos em relação aos profissionais inseridos neste contexto, fez-se uma pesquisa, de caráter observacional descritiva, cujo foco compreendia alunos egresso da disciplina de Farmacotécnica Homeopática. Para tanto, foram aplicados questionários em dois momentos: o primeiro ao início do semestre e o segundo ao término a fim de vislumbrar a construção de conhecimento da população abordada. Quando questionados acerca dos profissionais inseridos na atuação da prescrição homeopática observou-se que inicialmente eles acreditavam que muitos profissionais de saúde poderiam fazêla, entretanto, ao final percebeu-se que os profissionais mais citados estavam condizentes com a legislação. Em consonância às determinações legais, todos concordaram que a atividade de manipulação é uma atividade exclusiva do profissional farmacêutico. Em relação à intensidade de ação foi possível inferir que os discentes, ao final do semestre, concluíram que a homeopatia pode abranger tratamentos tanto em sua fase aguda quanto crônica. Ainda em relação à mesma abordagem, os alunos entenderam, ao concluírem a disciplina, que a resposta com tratamento homeopático pode manifestar-se de maneira lenta apenas, ou ainda, de forma lenta e rápida, não mencionando apenas a ação rápida como opção.Quando tratada a consistência desta terapia, observou-se que, após desenvolverem os conhecimentos técnicos, todos concordaram que tal método terapêutico consiste em uma terapia de origem vibracional. Assim, é possível compreender a importância do desenvolvimento de conteúdos acadêmicos na identidade profissional em construção pois a população estudada relatou respostas concernentes à legislação e à literatura,ao final da disciplina. 

 

 

Palavras-chave: homeopatia; medicamento; conhecimento; acadêmico. 


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAH. A arte de curar pela homeopatia de Hahnemann. Associação Brasileira de reciclagem e assistência em Homeopatia, 2010.

CORRÊA, A. D.; LEITE, S. Q. M. Ensino da Homeopatia na Graduação em Farmácia: Concepções e práticas pedagógicas em instituições do Estado do Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 267-80, abr./jun., 2008.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, Atribuições do farmacêutico no âmbito da homeopatia. 2013.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, O reconhecimento da Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades odontológicas. CFO n. 160. 2015.

FERNANDES, Z. C. Homeopatizando: e o ensino, como vai. Pharmac. Bras., n. 28, p. 19-21, 2001.

FONTES, O. L. Farmácia Homeopática: Teoria e prática. 4 ed. São Paulo: Manoele Ltda., 2013.

PORTAL DA EDUCAÇÃO. Histórico da homeopatia no Brasil. 2012.

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. A institucionalização da homeopatia no Brasil. Revista de Homeopatia, v. 71, n. 1/4, p. 70-73, 2008.

TETAU, Max. Matéria médica homeopática clínica e associações bioterápicas. In: Matéria médica homeopática clínica e associações bioterápicas. 1987. p. 238-238.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.