A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Claudio Pellegrini Louzada

Resumo


O processo de orientação profissional (OP), apesar de lembrado quando se avizinha o ingresso no ensino superior, também pode ser uma demanda no nono ano. As etapas do processo precisam ser adequadas à realidade da escola e do público envolvido. Este estudo relata a experiência de um projeto de orientação profissional conduzido em um colégio municipal de ensino fundamental.  O processo pode precisar de adaptações, quando voltado para o ensino fundamental. A OP constou de seis encontros envolvendo construção de vínculo, autoconhecimento, entrevista, aplicação do teste de Avaliação de Interesses Profissionais (AIP) e devolução, havendo a participação de um total de 35 voluntários. A experiência se deu no contexto de um estágio de psicologia escolar e foi um valioso aprendizado para o acadêmico e futuras aplicações do projeto.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, F.H.R.; CONCEICÃO, M.I.G. Expectativas de futuro e escolha vocacional em estudantes na transição para o ensino médio. Rev Bras Orientac Prof. São Paulo: v.10, n. 2, p.105-115, Dec. 2009. Disponível em: < http://pepsic. bvsalud.org/scielo.php?script=sci_art text&pid=S1679-33902009000200011 &lng=en&nrm=iso > Acesso em 6 Abr. 2020.

BANDEIRA, Denise R.; LEVENFUS, Rosane S. Avaliação dos Interesses Profissionais - AIP. São Paulo: Vetor, 2009.

DESPERT. Livro com 500 dinâmicas. Despert RH Consultoria e Treinamento. Disponível em < https://www.passeidireto.com/arquivo/26730241/livro-com-500-dinamicas > Acesso em 4 Nov. 2019.

FIGUEIREDO, J.C. A entrevista de orientação profissional. Arquivos brasileiros de psicotécnica, v.17, n.2. Rio de Janeiro: FGV, 1965. Disponível em < http://bibliotecadigital .fgv.br/ojs/index.php/abpt/article/viewFile/15070/13962 > Acesso em 23 Jun. 2020.

LEVENFUS, R. S. Técnica dos bombons. In R. S. Levenfus & D. H. P. Soares, Orientação vocacional ocupacional (2a ed., pp. 309-313). Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.

NEIVA, K. M. C.; SPACCAQUERCHE, M. E. Reconhecendo quem eu sou. In M. E. Spaccaquerche & I. Fortim (Eds.), Orientação profissional: Passo a passo (pp. 145-149; 245-247). São Paulo: Paulus, 2009.

POCINHO, M.D. Avaliação de um programa de educação para a carreira no ensino fundamental. Rev.Bras.Orientac.Prof. São Paulo: v.12, n. 2, p. 253-266, Dec. 2011. Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S1679-33902011 000200012&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 6 Abr. 2020.

PORTAL. Você me ama? Dinâmicas. São Paulo: RHPortal, 2016. Disponível em < https://www.rhportal.com.br/dinamicas-de-grupo/voc-me-ama/ > Acesso em 15 Jun. 2020.

RIBEIRO, M. A.; MELO-SILVA, L.L (org). Compêndio de orientação profissional e de carreira. São Paulo: Vetor, v. 1 e 2, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.