O CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL EM IDOSOS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Bruno Pichler, Anelise de Oliveira D’Avila, Caroline Ferreira Ourives, Renata Hindaiara Melleo Ribeiro, Carmen Helena Gomes Jardim Vaz, Jacqueline Flores de Oliveira

Resumo


O objetivo deste trabalho foi conhecer de que forma é realizado o acompanhamento da pressão arterial de idosos durante a prática de exercícios físicos em um centro de atividades para idosos, localizado no município de Bagé-RS. Para a realização da investigação optou-se pelo método de Pesquisa-Ação participativa, no qual realizou-se uma entrevista semi-estruturada com a coordenadora da Universidade Sênior de Bagé. Após, foi confeccionado um banner, explicativo e orientador para ser colocado na área utilizada pelos idosos. Os resultados mostraram que os idosos na universidade Sênior não possuem o acompanhamento de um profissional da saúde durante as atividades físicas. Considerando que a hipertensão arterial como uma das principais causas de patologias cardiovasculares e depressora da qualidade de vida da população acometida, verificou-se a necessidade do acompanhamento de um profissional da área da saúde que realize o acompanhamento e monitoramento da pressão arterial dos idosos durante a prática de exercícios

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN,Emelia J. et al.Estatísticas de doenças cardíacas e derrames - atualização de 2018: um relatório da American Heart Association. Circulação, v. 137, n. 12, p. e67-e492, 2018.

BRANDÃO,Andrea A. et al. 6ª Diretrizes de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e 4ª Diretrizes de Monitorização Residencial da Pressão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 110, n. 5, p. 1-29, 2018.

NEGRÃO,Carlos Eduardo et al.Aspectos do treinamento físico na prevenção da hipertensão arterial. Revista Hipertensão, v. 4, n. 3, p. 110-17, 2001.

MILLS, Katherine T. et al.Disparidades globais de prevalência e controle da hipertensão Perspectiva clínica: uma análise sistemática de estudos populacionais de 90 países. Circulação, v. 134, n. 6, p. 441-450, 2016.

SILVA,Daniela K;NAHAS, Markus V;Prescrição de exercícios físicos para pessoas com doença vascular periférica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.10, 2002.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.V Diretrizes Brasileira de Hipertensão. Jornal Brasileiro Nefrologia 2010; 32(Supl.): 1-4.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.VII Diretriz brasileira de hipertensão arterial. Arq Bras Cardiol. 2016; 107(3Supl.3):1-83.

TRIPP,David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

TURI, Bruna Camilo et al. Prática de atividade física,adiposidade corporal e hipertensão em usuários do Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 17, p. 925-937, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.