A APLICABILIDADE DO PROJETO DE PESQUISA METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E ÁREA DE HUMANIDADES SOB A PERSPECTIVA DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-CONCEITUAIS

Darlan Almeida da Rosa, Amanda Antunes do Couto, Alana Portella, Clarisse Ismério

Resumo


A partir dos pressupostos teóricos relativos às Metodologias Ativas para a prática da docência, mediante uma pesquisa dissertativa-argumentativa, direcionada aos docentes e discentes do curso de História do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP). Sob a perspectiva da criação e testagem de metodologias ativas significativas para a formação de competências de historiadores. Através de pesquisa-ação, buscou-se o desenvolvimento de materiais didáticos pautados em infográficos visando auxiliar na aquisição e reflexão dos conhecimentos, tendo por base  proposições construtivas. Para tal, utilizou-se de ferramentas digitais, estudo de formas, cores e tipografias, bem como a complementaridade entre as partes, onde por meio dos aspectos empregados, evidenciou-se a capacidade de transformação de ideias abstratas e complexas, em um caráter mais intuitivo e de ágil entendimento.

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Referências


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