Cibercultura e educação: as potencialidades tecnológicas atuantes sobre o conhecimento humano e a relação com o saber na era digital

Eduarda Hans, Gabrielle Cortelini da Silva, Daniela Antunes da Costa

Resumo


A formidável revolução da informática e das tecnologias da informação tem provocado significativa influência na cultura contemporânea. O desenvolvimento tecnológico e a globalização no mundo moderno representam uma espantosa velocidade na produção, difusão e interconexão dos saberes. Na era da informação, o acesso às informações é ilimitado. A cibercultura, em conjunto com a era digital, vem impulsionando a difusão do conhecimento. Ambas possuem inúmeras vantagens, como também apresentam as suas desvantagens. Dentro desse contexto, torna-se relevante discutir sobre a cibercultura no espaço educacional. Dessa forma, teve-se como objetivo geral analisar os principais impactos gerados pela cibercultura no processo educacional. Quanto aos objetivos específicos, pretendeu-se explicitar o modo como a construção do conhecimento vem sendo modificado devido à era digital, investigar as potencialidades das tecnologias do mundo contemporâneo na construção do conhecimento humano e observar a possibilidade de existirem limitações no conhecimento humano, impostos pela tecnologia. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas na internet e em livros sobre o assunto. Além disso, foram elaboradas perguntas semiestruturadas,  aos professores e alunos do Ensino Médio, sobre a relação entre cibercultura e educação no espaço do Colégio Raymundo Carvalho. A evolução do ser humano sempre foi caracterizada pelo uso da tecnologia. Como qualquer mudança, o processo de evolução dos meios de comunicação, intensificado no século passado, é caracterizado por perdas e ganhos. A cibercultura, que vem transformando a sociedade, influencia cada vez mais os modos de vida da sociedade contemporânea. E, o chamado ciberespaço está em amplo desenvolvimento com a implementação de redes e tecnologias de diversas espécies, dando suporte às novas formas do pensar e de se comunicar na era da informação, influenciando as relações e o mundo do trabalho. As vantagens da cibercultura são inúmeras e evidentes para todos os olhos, pois a cibercultura surgiu para ajudar nossas vidas. Num estalar de dedos já temos soluções de problemas resolvidos como, por exemplo, fazer uma operação via internet, falar no celular e assistir à televisão via satélites. Tudo isso, e muitas outras tecnologias, vieram para facilitar nossas vidas no cotidiano, deixando um rastro de agilidade na sociedade. No entanto, devido à facilidade de obtermos informações, e da quantidade de informação que temos, podemos estar nos suprindo de informações distorcidas, ou até mesmo não verídicas. Após os questionários aplicados, ficou notório que, tanto para os alunos como para os professores, aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos são mais produtivas e possuem muito benefícios, como, por exemplo, a adaptação para vários tipos de alunos, diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado, além da visualização de imagens e notícias atualizadas. Com isso, a prática pedagógica o acaba tendo um retorno muito mais eficaz.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cibercultura. Educação. Conhecimento


Palavras-chave


Cibercultura; Educação; Conhecimento

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.