A PROTEÇÃO JURÍDICA NACIONAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL COM BASE NO MARCO TEÓRICO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Rayssa Silveira Ebert, Amanda Geisler Aires Bispar, Rafael Bueno da Rosa Moreira

Resumo


A pesquisa possui como tema uma abordagem sobre o trabalho infantil, fenômeno complexo, multifacetado e que caracteriza uma das principais violações aos direitos de crianças e adolescentes. A delimitação da investigação está estruturada na análise da proteção jurídica estabelecida no Brasil contra o trabalho infantil com base no marco teórico da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. Tem-se por objetivo geral verificar a proteção jurídica nacional contra a exploração do trabalho infantil no marco da teoria da proteção integral. Para tal, propõe-se como objetivos específicos contextualizar o fenômeno do trabalho infantil no Brasil; demonstrar as principais causas e consequências para o trabalho infantil; e analisar a proteção jurídica estabelecida no Brasil contra o trabalho infantil com base no marco teórico da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. Como problema de pesquisa, questiona-se: de que forma estabeleceu-se a proteção jurídica contra a exploração do trabalho infantil no âmbito brasileiro? A metodologia da presente pesquisa consiste na utilização do método de abordagem dedutivo, enquanto o método de procedimento é o monográfico, utilizando-se da técnica de pesquisa bibliográfica. Com o desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que a proteção jurídica nacional contra o trabalho infantil é um tema de extrema relevância no contexto da promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, baseando-se, especialmente, no marco teórico da proteção integral, que é uma abordagem fundamental para garantir o pleno desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes.


Referências


BISPAR, Amanda Geisler Aires. A proteção contra a exploração do trabalho infantil no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). In: LEAL, Mônia Clarissa Henning; CUSTÓDIO, André Viana (organizadores). Fundamentos constitucionais das políticas públicas. Curitiba: Íthala, 2021.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. 1943. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm Acesso em: 28 nov. 2023

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 28 set. 2023.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm. Acesso em: 28 set. 2023.

CABRAL, Maria Eliza Leal; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. A proteção internacional e nacional contra a exploração do trabalho infantil no marco da teoria da proteção integral. In: XV Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, v. 15., 2018, Santa Cruz do Sul. Anais eletrônicos. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2018.

FREITAS, Higor Neves de; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. A base principiológica da teoria da proteção integral como mecanismo primordial para o enfrentamento do trabalho infantil a partir do advento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. In: GORCZEVSKI, Clóvis; CUSTÓDIO, André Viana (organizadores). Direito e Políticas Públicas XIII. Curitiba: Multideia, 2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE. MTE retira mais de 1.000 crianças e adolescentes do trabalho infantil em 2023. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2023/junho/mte-retira-mais-de-1-000-criancas-e-adolescentes-do-trabalho-infantil-em-2023. Acesso em: 30 set. 2023.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.