A PROMOÇÃO DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO AMBIENTE COMUNITÁRIO MUNICIPAL

Amanda Geisler Aires Bispar, Rayssa Silveira Ebert, Maria Laura Pêgas Pereira, Marcio Corrêa Ostrovski, Rafael Bueno da Rosa Moreira

Resumo


A investigação científica versa sobre trabalho infantil, sendo delimitado na promoção de direitos de crianças e adolescentes e a prevenção e erradicação do trabalho infantil no ambiente comunitário municipal. O problema de pesquisa trata de qual é o papel da promoção de direitos de crianças e adolescentes na prevenção e erradicação do trabalho infantil nos ambientes comunitários dos municípios brasileiros? O objetivo geral da pesquisa é demonstrar o papel da promoção de direitos de crianças e adolescentes na prevenção e erradicação do trabalho infantil nos municípios brasileiros. Como objetivo específico, delineou-se: verificar o conceito de trabalho infantil; analisar a proteção jurídica nacional contra o trabalho infantil; e expor o papel da promoção de direitos no processo de enfrentamento das causas culturais do trabalho infantil. Utiliza-se do método de abordagem dedutivo, do método de procedimento monográfico e da técnica de pesquisa bibliográfica. Observou-se que a promoção de direitos de crianças e adolescentes, mediante ações de sensibilização, é fundamental para o enfrentamento das causas culturais para a ocorrência do trabalho infantil.


Texto completo:

PDF

Referências


CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Estratégias municipais para o enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. In: XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, 27, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: UFBA, 2018.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. O papel das políticas públicas na promoção de ações de sensibilização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Revista Jurídica Direito e Paz, Lorena, n. 41, ano XII, p. 123-144, jun./dez. 2019.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa Moreira. As estratégias e ações de políticas públicas para a erradicação da exploração sexual comercial nos municípios brasileiros no contexto jurídico e político da teoria da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. 2020. 291 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-Graduação em Direito. Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, Santa Cruz do Sul, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.