ACEITAÇÃO SENSORIAL DE LEITE FERMENTADO DE MARCA COMERCIAL

Ryan Silva de Lima, Elen Zamberlan Seccon, Jhádi Maidana Silva, Laura Costa Ritta, Mônica Lourdes Palomino de Los Santos

Resumo


O leite fermentado é uma fonte de probióticos que auxiliam na manutenção da saúde intestinal. O presente trabalho teve como objetivo realizar o teste afetivo de aceitabilidade de um leite fermentado de marca comercial. O leite fermentado, do tipo desnatado, foi adquirido no comércio local e avaliado por 50 provadores não treinados selecionados aleatoriamente. O teste afetivo foi realizado utilizando-se a escala hedônica de nove pontos e o teste de intenção de compra. A partir das notas médias obtidas para os atributos sensoriais, foi calculado o índice de aceitabilidade. Os atributos sensoriais cor, aroma e sabor apresentaram índices de aceitabilidade inferiores a 70%, enquanto que a textura e a impressão global tiveram melhor repercussão, com índices superiores a 70%. Em relação à intenção de compra, 30% dos avaliadores “certamente comprariam” o produto, sendo esta a resposta mais frequente. Portanto, o leite fermentado obteve aceitação parcial entre os provadores, sendo um produto que apresenta potencial para ser incluído na alimentação de mais pessoas em razão de seus benefícios à saúde.

Palavras-chave: Teste afetivo; Probióticos; Escala hedônica; Intenção de compra.


 

 

 


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